Dynamic Variation:
Book
Choose Language
Search & Book
Search
or search all of Norway
Christmas shopping at Røros Røros
Credits
Christmas shopping at Røros.
Photo: Thomas Rasmus Skaug - visitnorway.com
Campaign
Partner
Media
Meetings
Travel Trade

Um conto de Natal ao estilo norueguês

O Natal na Noruega dura bem mais que alguns dias: é uma estação inteira, repleta de rituais específicos e preparativos. A neve que cobre a maior parte do país e as noites escuras ajudam na composição mágica e no espírito das celebrações.

O perfume das cascas de clementina e ramos de pinheiro. O calor das fogueiras. O barulho das crianças brincando na neve.

Todos amam a época de Natal, mas é difícil encontrar povos que se entreguem às festividades com tamanho vigor como as nações nórdicas. Afinal, é preciso encontrar boa diversão para dias tão curtos e longas noites de frio e  escuridão.

Como a maioria dos países, a Noruega  tem tradições natalinas que não podem ser quebradas de maneira nenhuma. O Natal é chamado “jul” na Noruega. Na realidade, a tradição natalina precede a cristianização do país e embora não se saiba muito sobre como os antigos pagãos a celebravam, é certo que as festividades envolviam o sacrifício de animais e o consumo de muita cerveja. Em outras palavras, os rituais não eram muito diferentes dos nossos.


Atualmente, os preparativos para as celebrações começam bem no início de dezembro, com os biscoitos natalinos sendo assados nos fornos (pelo menos sete variedades), com a compra de presentes e a parte não tão prazerosa que inclui a limpeza das casas e apartamentos. Para que tudo esteja perfeito, alguns noruegueses passam por momentos de stress em dezembro, com a preparação meticulosa para as festividades.

No entanto, o período que antecede o Natal também é um momento para o aconchego. Uma variedade de concertos de Natal são organizados em igrejas e centros de espetáculos por todo o país.  As celebrações de Santa Lúcia, no dia 13 de dezembro tem destaque entre as crianças nas escolas e jardins de infância.

Não é preciso dizer que o dia mais especial é a Noite de Natal (24 de dezembro), quando as as famílias organizam grandes jantares. No cardápio predominam especialidades locais como "ribbe" (costelas de porco) or "pinnekjøtt" (costelas de carneiro) our, em algumas partes da Noruega; bacalhau. Muitos restaurantes também oferecem estes pratos nas semanas que antecedem o Natal. Se você quer experimentar os biscoitos natalinos da Noruega, você poderá procurar por "goro", "krumkaker" ou "berlinekrans" nas padarias e supermercados.

De qualquer maneira, o jantar de Natal é normalmente encurtado quando há crianças na casa, quando é difícil conter a energia dos pequenos à mesa, principalmente com a expectativa do acontecerá a seguir: A abertura dos presentes que esperam ao pé da árvore de Natal e, em muitos casos, a visita de "Julenisse" (Papai Noel) em pessoa.

Alguns dos hotéis e restaurantes encontram-se fechados entre os dias 24 a 26 de dezembro, porém muitos locais também funcionam neste período - sobretudo nas montanhas e cidades maiores. Muito embora o Natal não se estenda até a Páscoa (como diz um trecho de uma famosa canção natalina), todo o mês de dezembro é preenchido com um espírito de Natal único, sendo o noite de Ano Novo o grande fechamento das festividades.

 

Christmas Window Hotel Continental Norway
Hotel Continental
CH - Visitnorway.com
Christmas at Frognerseteren
Frognerseteren, Oslo
CH - Visitnorway.com
Gålå in Gudbrandsdalen
Gålå, Gudbrandsdalen
Terje Rakke/Nordic life - Visitnorway.com
Bergen
Bergen
Bergen Reiselivslag / visitBergen.com
Ad

Você vai amar! Compras de Natal na Noruega

Como na maioria dos países europeus, muitas cidades e vilarejos noruegueses também organizam feiras e mercados de Natal.

Muitos decoram suas ruas com luzes e enfeites e é comum ver trabalhos bem caprichados. Em Bergen, por exemplo, jardins da infância, escolas, negócios e milhares de indivíduos contribuíram para a construção da cidade de biscoitos de gengibre desde o Natal de 1991.

Uma visita à cidade de madeira de Røros proporciona o clima perfeito para a estação, enquanto a Casa de Natal de Tregaarden em Drøbak é a única loja de Natal permanente na Escandinávia. Fora de Oslo, você encontra Hadeland Glassverk, onde os visitantes podem adquirir trabalhos em vidro produzidos por artesãos locais.

O presente perfeito: As auroras boreais

Muitos sonham com um Natal branco, mas não se dão conta da oportunidade ainda mais extraordinária de celebrar o Natal com o espetáculo das uroras boreais.

Em 2009, a publicação Travel & Leisure Magazine premiou  Tromsø como um dos melhores do mundo para passar o Natal, e não apenas pela possibilidade de observar as auroras boreais.

As chances de observar as auroras boreais são grandes, em todos os destinos acima do Círculo Ártico e incluindo Trøndelag. Alguns navios de cruzeiro também oferecem roteiros específicos com o tema das Auroras Boreais durante a estação de inverno e fim de ano.

 

Veja com seus próprios olhos

Buscar por Natal

Escolha datas em dezembro e encontre eventos de Natal.

Leia mais

Your Recently Viewed Pages
Ad
Ad
Ad