Dynamic Variation:
Offers
x

There was not an exact match for the language you toggled to. You have been redirected to the nearest matching page within this section.

Choose Language
Toggling to another language will take you to the matching page or nearest matching page within that selection.
Search & Book Sponsored Links
Search
or search all of Norway

Dia Nacional da Noruega

Viva! É dia 17 de maio
Desfiles de crianças, bandas marciais, trajes tradicionais e sorvete. Muito sorvete. A celebração do Dia da Constituição Norueguesa é uma festa diferente de tudo que você já viu.
The children’s parade in front of the Royal Castle on Norway’s national day the 17 May
Oslo.
Photo: Nancy Bundt

Os brasileiros têm o carnaval, os irlandeses, o dia de São Patrício. E qual é a resposta da Noruega? No  dia 17 de maio, nós comemoramos a assinatura da constituição de 1814. Na Noruega, o Dia da Constituição é super importante.

Enquanto muitos países celebram o dia nacional com desfiles militares, o 17 de maio é uma festa que acolhe a todos, especialmente as crianças. Antes de sair às ruas, muitos saboreiam um típico café da manhã– quase sempre uma agradável reunião de amigos e vizinhos – com pães frescos, ovos mexidos, salmão defumado e, para os adultos, champanhe.

Os desfiles infantis acontecem em comunidades de todo o país e são liderados por bandas marciais. O maior de todos os desfiles tradicionais atrai milhares de pessoas, que agitam  bandeiras e  aplaudem os participantes. Em Oslo, o desfile é saudado pela família real, que acena incansavelmente para a enorme multidão que se forma à frente do Palácio Real.

É uma festa nacionalista? Talvez, mas o clima não-militarista e alegre e o lugar especial das crianças na celebração torna a festa muito pouco polêmica. Normalmente, as pessoas vão às ruas apenas para comer uma enorme quantidade de sorvete e cachorro-quente, ouvir os discursos e participar de brincadeiras nas escolas locais.

A ocasião é também uma boa oportunidade para homens e mulheres exibirem seus bunads, os trajes tradicionais da Noruega. Existem centenas de variações desses trajes, com cores e estilos que indicam as origens ancestrais daqueles que os vestem.

Ad

Bem menos coloridas são as jaquetas vermelhas ou azuis usadas pelos russ, jovens que estão para se formar e vêm festejar o fim dos 13 anos de escola. Muitos deles parecem extremamente cansados no 17 de maio, mas esse cansaço não está necessariamente relacionado a noites inteiras estudando para as provas.

Os russ têm desfiles próprios, com ônibus, vans e sistemas de som sofisticados e barulhentos. Peça a eles o russekort, e você receberá o cartão de visita deles, com informações pessoais e algumas piadas mais ou menos engraçadas.

O 17 de maio é um momento muito especial na Noruega, por isso aproveite para participar das comemorações.  A maioria das lojas e escritórios fecha durante o feriado, então não esqueça de reservar seu almoço ou jantar com antecedência, caso você queira comer fora.

Para os motoristas, é importante saber que as áreas centrais da maioria das cidades ficam fechadas durante os desfiles.

Confira algumas imagens do Dia da Constituição

Conheça nossos patrocinadores

Encontre um restaurante perto de você

O 17 de Maio é um dia agitado nos restaurantes da Noruega, já que muitos noruegueses saem para comer e comemorar. Por isso, é melhor fazer uma reserva, caso você queira comer fora nesse dia.

×
Your Recently Viewed Pages

Voltar ao topo da página

Ad
Ad
Ad