Dynamic Variation:
Book
Choose Language
Search & Book
Search
or search all of Norway
Oslo-3 Oslo
Credits
Oslo-3.
Photo: VisitOSLO/Heidi Thon
Campaign
Partner
Media
Meetings
Travel Trade

Viva! É o dia 17 de maio

Bandas marchando, desfiles, trajes tradicionais e sorvete. E muito sorvete. A celebração do dia nacional é uma festa como nenhuma outra na Noruega.
Karl Johans gate, Oslo
Oslo
VisitOSLO/Nancy Bundt
Oslo
Oslo
VisitOSLO/Nancy Bundt
Royal Palace, Oslo
Oslo
Nancy Bundt
Finnmark
Finnmark (Lapônia)
Johan Wildhagen
Ad

Os brasileiros tem o seu carnaval enquanto os irlandeses celebram o dia de São Patrício. A resposta da Noruega? Bom, nossa festa de maior significado é o dia 17 de maio, que comemora a assinatura da constituição, na mesma data em 1814. Na Noruega, o Dia da Constituição é grandiosa.

Enquanto muitos países celebram o dia nacional com desfiles militares, o dia 17 de maio é uma festa que acolhe a todos e, especialmente, as crianças. Antes de sair para a festa nas ruas, muitos saboreiam um típico "café da manhã do dia 17 de maio" – quase sempre um agradável encontro com amigos e vizinhos – com pães frescos, ovos mexidos, salmão defumado e, para os adultos, champagne.

Os desfiles infantis acontecem por todo o país e são guiados por bandas de música que caminham pelas ruas de suas respectivas comunidades. O maior de todos os desfiles tradicionais atrai dezenas de milhares de pessoas agitando suas bandeiras e gritando "viva!". Em Oslo, o desfile é saudado pela família real que acena para a multidão.

Nacionalistas? Talvez, porém a característica não-militarista e atmosfera onde reinam a alegria e destacam-se as crianças, coroam as celebrações com um ar bastante informal e agradável.

A ocasião é também a oportunidade para homens e mulheres exibirem seus "bunads", os trajes tradicionais da Noruega. Existem centenas de variações de trajes, com cores e estilos que indicam as origens ancestrais daqueles que os vestem.

Bem menos coloridos são as jaquetes vermelho-azuis vestidas pelos "russ", jovens em vias de graduação, que celebram 13 anos de escola. Com a chegada da data de 17 de maio, muitos deles parecem extremamente cansados. O cansaço não está necessariamente relacionado a estudos noite adentro na preparação para seus exames ...

Os russ organizam seus próprios desfiles, com ônibus e vans e com sistemas de sonm sofisticados e barulhentos. Peça por um cartão, conhecido como "russekort", e você receberá o cartão pessoal de contato, com informações pessoais e algumas piadas favoritas.

Sorvetes e cachorros-quentes são destaques da dieta não tão nutritiva das celebrações, enquanto jogos e discursos acontecem às tardes nas comunidades locais.

Este é um momento verdadeiramente especial para a Noruega, e o visitante encontra a oportunidade para integrar-se com os moradores e esse deve ser o programa para todo o dia. - A maioria das lojas e escritórios se encontram fechados no dia 17 de maio.

Para os motoristas é importante saber que as áreas centrais da maioria das cidades estarão inacessíveis e engarrafamentos são comuns.

17 de maio: Um resumo histórico

A Constituição da Noruega foi assinada em Eidsvoll no dia 17 de maio de 1814, mas na época a Noruega encontrava-se sob um regime de união com a Suécia. Por esta razão, na década de 1820, o rei Karl Johan da Suécia baniu as celebrações. O dia 17 de maio tornou-se um grande evento quando Bjørnstjerne Bjørnson (o compositor do hino nacional, "Ja, vi elsker dette landet") organizou um  desfile de crianças na capital de Oslo (então: Christiania) nos anos 1860s.

Apenas garotos participavam dos desfiles até 1899, quando as autoridades finalmente encontraram o bom senso. A dissolução da união Suécia-Noruega aconteceu em 1905 e o dia ganhou todo um novo significado, com o fim da Segunda Guerra Mundial no dia 8 de maio de 1945 - logo antes do dia nacional. Não é preciso dizer que as celebrações ganharam uma atmosfera toda especial naquele ano …

Encontre um restaurante perto de você

×

Leia mais

Your Recently Viewed Pages
Ad
Ad
Ad