Dynamic Variation:
Offers
x

There was not an exact match for the language you toggled to. You have been redirected to the nearest matching page within this section.

Choose Language
Toggling to another language will take you to the matching page or nearest matching page within that selection.
Search & Book Sponsored Links
Search
or search all of Norway
A person standing on Trolltunga facing the Ringedalsvatnet lake
Trolltunga and the Ringedalsvatnet lake.
Photo: Till Hanten / Destination Hardanger Fjord
Campaign
Course
Event
Partner
Media
Meetings
Travel Trade

A jovem americana Addie Minnis estava confiante demais antes de começar sua aventura norueguesa. E essa história poderia ter terminado muito mal.

“Eu fui a pessoa menos preparada a pôr os pés na região do fiorde de Hardanger, na Noruega. Fiz o exato oposto de tudo que devemos fazer quando queremos subir uma trilha incrível e radical de 27 quilômetros”.

Foi assim que Addie Minnis, de 23 anos, começou o post em seu blog sobre sua viagem para o famoso Trolltunga.

Trolltunga é um dos mirantes naturais mais incríveis da Noruega, um penhasco situado cerca de 1.100 metros acima do nível do mar. No entanto, chegar lá exige percorrer uma trilha difícil e, todos os anos, operações de resgate de trilheiros acabam sendo necessárias.

Addie não sabia disso. Ela saiu para a trilha sem fazer a pesquisa necessária, depois de descobrir uma imagem bonita de Trolltunga no site Pinterest. Afinal, ela era jovem, bem treinada e ia fazer a trilha com dois outros jovens que também eram viajantes experientes. O que podia dar errado, não é?

“Eu devia ter me informado mais sobre a trilha. Nós teríamos conseguido antecipar as mudanças de tempo e as diversas dificuldades durante a trilha”, diz Addie.

“Tive certeza de que ia morrer.”

Trolltunga
Trolltunga.
Photo: Addie Minnis

Um dos principais erros dos três trilheiros foi usar roupas apropriadas apenas para o clima do início da trilha. Eles não pensaram em como o tempo pode mudar rapidamente na região, nem em como o clima muda quando estamos no alto das montanhas.

Outro erro foi usar o tipo de calçado errado. Addie estava usando botas de chuva e passou a trilha toda sentindo que elas podiam cair a qualquer momento. Os meninos usavam tênis. Ninguém estava com botas de trilha.

“Eu esperava que fosse uma trilha fácil, de duas horas. Por isso, acabou sendo uma jornada corrida e perigosa, que podia ter acabado em hipotermia e morte”, escreve Addie.

Apesar de terem ouvido que a chuva e a névoa poderiam tornar a trilha difícil e de terem sido avisados que haviam começado tarde demais, Addie e os amigos queriam provar que podiam chegar ao penhasco e voltar antes do pôr do sol.

Quando as condições estão complicadas, dez horas podem ser necessárias para fazer toda a trilha – muito mais do que as duas horas que eles haviam previsto.

Sapatos escorregadios, exaustão e falta de comida tornaram o passeio desconfortável. Mas isso não foi nada comparado com o frio.

“Fiquei com muito medo. Nunca havia chegado perto de ter hipotermia, então tive certeza de que ia morrer. Quando chegamos ao ponto de não conseguir mais sentir os dedos das mãos ou dos pés, percebemos que realmente não somos invencível. Achei por um tempo que ia ter problemas permanentes, mas, por sorte, escapei sem nenhuma deficiência”, diz Addie.

Apesar de tudo, ela espera poder visitar Trolltunga outra vez. Mas agora ela garante que vai se preparar direito.

“Com certeza vou visitar a Noruega no futuro. Eu sempre digo aos meus amigos e parentes que é meu lugar favorito no mundo e incentivo todos a visitarem o país”.

Trolltunga
Trolltunga.
Photo: CNES / Airbus / Bleed / Google Earth

Equipes de segurança costumam estar presentes no estacionamento para garantir que as roupas dos trilheiros sejam apropriadas. Apesar disso, as equipes de resgate locais fazem várias operações todos os anos. Entre as mais dramáticas, está o resgate de uma mãe que tentou levar o filho de um ano em um canguru. Ambos tinham sintomas de congelamento dos dedos quando foram encontrados.

Nos últimos anos, o número de visitantes de Trolltunga aumentou de forma significativa.

Lembre-se de que você pode fazer a trilha para Trolltunga de meados de maio até meados de setembro, mas não durante o inverno.

Your Recently Viewed Pages

Voltar ao topo da página