Dynamic Variation:
Offers
x

There was not an exact match for the language you toggled to. You have been redirected to the nearest matching page within this section.

Choose Language
Toggling to another language will take you to the matching page or nearest matching page within that selection.
Search & Book Sponsored Links
Search
or search all of Norway

Segurança nas montanhas

VOLTE OUTRO DIA PARA FAZER A TRILHA
Lembre-se de que chegar ao topo é opcional, mas descer é obrigatório. Leia mais sobre como se manter em segurança nas trilhas das montanhas norueguesas.
A family reading a map in the Jotunheimen mountains, Eastern Norway
Hiking in Jotunheimen.
Photo: Terje Rakke / Nordic Life AS / Visitnorway.com
Ad
TELEFONES DE EMERGÊNCIA

Os Centros de Resgate Coordenado (JRCC) são os responsáveis operacionais por buscas nas montanhas e operações de resgate.

51 51 70 00 – JRCC Sul da Noruega
75 55 90 00 – JRCC Norte da Noruega

Para outras emergências:

110 – Bombeiros
112 – Polícia
113 – Ambulância
120 – Guarda Costeira
22 59 13 00 – Centro contra Envenenamento
1412 TDD (teletexto para surdos e ensurdecidos)

Há muito que aproveitar entre os picos, vales e platôs das montanhas norueguesas, tanto no inverno quanto no verão, mas a beleza e a serenidade logo podem se tornar perigosas. Mesmo pessoas que passaram a vida toda nas montanhas têm um respeito saudável por elas e se lembrar de estar bem preparadas para qualquer eventualidade. Garanta que sua resistência, seu conhecimento da região e seu equipamento sejam apropriados para a viagem.

Antes de começar uma trilha nas montanhas, não se esqueça de se familiarizar com as regras básicas de segurança nas montanhas. Deixe alguém avisado sobre sua rota e quando pretende chegar. Analise a previsão do tempo não só do seu destino, mas também dos arredores e lembre-se de que as condições podem deteriorar. Planeje alternativas caso escureça ou o tempo piore. O que será melhor? Voltar ou pegar um caminho mais curto até uma cabana?

A previsão do tempo do site Yr é feita pelo Instututo de Meteorologia da Noruega e pela Associação Norueguesa de Teletransmissão (NRK). Baixe o aplicativo gratuito do Yr para iOS ou Android.

Sempre que estiver explorando uma área desconhecida, leve um mapa e uma bússola que você saiba usar. Leve também um celular, pois, apesar de haver lugares nas montanhas sem cobertura, você pode ter sorte. Não o deixe para trás.

Besseggen, Jotunheimen

Besseggen, Jotunheimen.
Photo: Chris Arnesen / Visitnorway.com

Siga as trilhas que estiverem bem marcadas no mapa e preste atenção nas placas e informações no caminho. No entanto, caso você se perca, procure pilhas de pedras, que costumam ser encontradas em trilhas bem definidas. Situadas a uma pequena distância uma da outra, elas vão guiar você de volta para um lugar seguro.

Lembre-se de levar uma lanterna, um goro, luvas e uma muda extra de roupas quentes. Leve também um colete que brilha no escuro. Eles ocupam muito pouco espaço e fazem com que seja mais fácil encontrar uma pessoa, caso ela se perca.

O código de conduta nas montanhas

Garanta sua segurança seguindo estas regras simples:

1. Planeje sua viagem e informe outras pessoas sobre o itinerário planejado. 
2. Adapte o roteiro planejado de acordo com sua habilidade e com as condições climáticas.
3. Esteja atento à previsão do tempo e aos avisos de risco de avalanches.
4. Prepare-se para um eventual mau tempo e gelo, mesmo em trilhas curtas.
5. Leve o equipamento necessário de maneira que você possa ajudar a si mesmo e aos outros.
6. Escolha trilhas seguras. Saiba identificar áreas com risco de avalanches e com gelo quebradiço.
7. Use um mapa e uma bússola. Sempre saiba onde você está.
8. Não há por que se envergonhar da decisão de voltar para a base.
9. Preserve suas forças e busque um abrigo, sempre que necessário.

Leia mais sobre o código de conduta nas montanhas.

Segurança no inverno

Quando o tempo está frio, é ainda mais importante usar várias camadas de lã, não se molhar e usar peças de roupa corta-vento.

Mantenha-se aquecido, seco e hidratado

No inverno, o mais importante é evitar a hipotermia. Manter-se seco ajuda, assim como ter muitas peças de roupa quente. Caso você sofra um acidente e precise passar a noite fora, lembre-se de reservar energia suficiente para escavar a neve ou montar um iglu contra o vento.

Lembre-se de se isolar do chão e da neve, caso tenha que se deitar. Esquis são ótimos para isso, apesar de não muito confortáveis. Uma mochila grande pode ser usada como um saco de dormir improvisado e mesmo uma pequena pode manter seus pés secos e quentes.

Caso fique com sede, não tenha medo de comer a neve, contanto que ela pareça limpa e intocada. Ela vai resfriar você um pouco, mas a desidratação costuma ser uma preocupação maior do que a hipotermia.

Proteja os seus olhos

Mesmo durante o inverno, lembre-se de levar óculos de sol, já que o brilho da neve pode ser muito intenso e causar queratite em casos extremos.

Peça socorro

Caso você se perca, fique onde está e espere ajuda. Espete os esquis na neve, ponha um colete que brilhe no escuro e use uma lanterna ou um espelho para que sinalizar o local onde está.

Evite avalanches

Evite passar sobre ou abaixo de declives íngremes e em outros lugares em que avalanches possam acontecer, especialmente caso você veja vestígios de avalanches em outros lugares à sua volta. Avalanches secas são mais comuns em aclives com entre 30 e 45 graus de inclinação. Lembre-se sempre de conferir a previsão de avalanches antes. É impossível correr ou esquiar para longe de uma avalanche, então o melhor é evitá-las.

Segurança no verão

Mesmo no verão, quando o sol brilha intensamente, é preciso estar atento ao tipo de roupas que você irá levar. Proteja-se do sol e prepare-se para mudanças súbitas nas condições do tempo.

Vista-se para o calor

Mesmo nos dias de verão, uma jaqueta à prova d’água e corta-vento é obrigatória, assim como uma camada interna de lã. O vento nas montanhas pode ser bem frio e trajes de lã ajudam a aquecer seu corpo mesmo na chuva, uma vantagem em relação a tecidos de algodão ou nylon, por exemplo. Vista-se em camadas para poder regular sua temperatura facilmente. Calças jeans e tênis não são apropriados para trilhas nas montanhas norueguesas.

Beba água

Caso você se perca, conserve suas energias e lembre-se de beber e comer regularmente. O sol, o vento e o esforço físico podem causar desidratação, mesmo se você não sentir sede. Em geral, a água dos rios e córregos em áreas de montanha é limpa o suficiente para o consumo. Entretanto, evite beber água corrente em áreas de pastagens ou degelo de glaciares, uma vez que ela pode conter microrganismos nocivos.

Mantenha distância de animais selvagens

Lembre-se de que certos animais podem ser perigosos e é melhor manter distância. Ursos polares, bois almiscarados, ursos e alces são mais velozes que qualquer pessoa e podem reagir de forma agressiva quando ameaçados, surpresos ou caso estejam protegendo seus filhotes.

Desça as montanhas para encontrar ajuda

Caso você precise se deslocar para buscar ajuda, desça a montanha e siga rios e córregos, uma vez que eles normalmente levam a áreas habitadas.

Nas geleiras

Nunca se aventure numa geleira sozinho. Caso você pretenda caminhar por uma geleira, procure sempre a companhia de um guia certificado.

Possíveis incêndios na floresta – fogueiras

Acender fogueiras em florestas ou perto delas é proibido entre 15 de abril e 15 de setembro.

No entanto, elas são permitidas perto do mar ou em locais reservados para fogueiras. 

Durante períodos de grande seca, mesmo churrasqueiras e fogareiros são proibidos.

Caso acenda uma fogueira ou uma churrasqueira, lembre-se de que você é legalmente responsável por garantir que ela seja segura, não saia do controle e esteja totalmente apagada antes que você vá embora.

Em caso de incêndio, chame os bombeiros pelo número 110 e tente apagar o incêndio

Confira as condições climáticas nas florestas em yr.no.

Mantenha-se seguro, não importa onde esteja

Your Recently Viewed Pages

Voltar ao topo da página

Ad
Ad
Ad