Dynamic Variation:
Book
Choose Language
Search & Book
  • Hotéis

    Nordic Choice Hotels - uma rede hoteleira diferenciada

    Trivago - confira tarifas

    Booking.com - reserve agora

     

  • Vôos & Trem

    Widerøe - a maior companhia aérea regional na Escandinávia

    Momondo - encontre vôos baratos

    NSB - Ferrovias Nacionais Norueguesas

  • Balsas e embarcações

    Hurtigruten - "A mais bela viagem marítima"

  • Aluguel de automóveis

    AutoEurope - sempre condições ideais para o aluguel de automóveis

     

Search
or search all of Norway
Jotunheimen Jotunheimen
Credits
Jotunheimen.
Photo: Terje Rakke/Nordic Life AS/ Visitnorway.com
Campaign
Partner
Media
Meetings
Travel Trade
Ad

Retorne para novas caminhadas nas montanhas

Mesmo aqueles que vem desfrutando das montanhas norueguesas por todas suas vidas carregam um enorme respeito por estes símbolos da Natureza e adotam cautela, estando sempre preparados para qualquer eventualidade.

Muitos são os encantos que se revelam nas paisagens de picos, vales e planaltos, mas o ambiente plácido e sereno pode subitamente converter-se em perigo. Certifique-se que seu treinamento e conhecimento da área e seu equipamento serão igualmente adequados para a sua excursão.

É recomendável que, antes de sua saída, você informe pessoas conhecidas sobre o destino de sua caminhada, bem como sobre qual a sua expectativa de retorno. Esteja sempre atento aos relatórios de previsão do tempo - não apenas no seu local de destino, mas nas proximidades também - e tenha sempre em mente os riscos de piora nas condições do tempo. Planeje o que fazer ao cair da noite ou diante de contratempos climáticos. É melhor retornar ou existe um caminho mais curto para uma cabana turística?

Ao explorar terrenos desconhecidos, você deve trazer um mapa, bússola e telefone móvel. Muitas áreas na Noruega não contam com cobertura de telefonia móvel, mas é bom garantir mais esse recurso para eventual necessidade.

Se em algum momento, você venha a encontrar-se fora de seu caminho ou perdido, o primeiro passo é buscar marcos de seixos sobrepostos que, normalmente são encontrados ao lado de caminhos mais utilizados. Mantendo uma distância razoável, de maneira que a pessoa mais próxima esteja visível e possa levá-lo pelo caminho seguro, sobretudo em condiçõs de má visibilidade. Nas áreas de caminhada mais populares é comum encontrar linhas paralelas que facilitam o deslocamento através do percurso das trilhas.

Lembre-se de trazer uma lanterna, capacete, luvas e um conjunto extra de roupas aquecidas em caminhadas de longa distância. Você também deverá trazer um colete refletor, que ocupa pouco espaço e permite sua localização em casos de emergência.

Telefones de emergência

  • 110 - Bombeiros
  • 112 - Polícia
  • 113 - Ambulância
  • 120 - Emergência no mar
  • 22 59 13 00 - Centro de Informações sobre Envenenamento
  • 1412 TDD (textphone para deficientes auditivos)

No auge do inverno

Muitas das precauções que devem ser tomadas durante o verão também são válidas para o inverno, mas com importância significamente ampliada: Em condições de frio, é importante vestir-se em camadas de lã, com o fim de evitar que seu traje termine molhado, além de contar com trajes à prova de vento por fora.

Mantenha seu corpo aquecido, seco e hidratado

Hipotermia é certamente a maior ameaça do príodo de inverno. Manter o seu corpo seco é fundamental para evitar qualquer risco de hipotermia, assim como vestir roupas adequadas. Na eventualidade de um acidente e frente a necessidade de passar a noite no local, certifique-se que conservará energia suficiente para cavar um buraco na neve ou construir uma barreira de neve contra o vento.

Assegure que haverá isolamento entre o seu corpo e o chão, antes de deitar-se - esquis podem ajudar nesses casos, embora não sejam exatamente confortáveis. Uma mochila grande pode converter-se num saco de dormir improvisado e mesmo uma bolsa pequena pode ajudar a aquecer os seus pés e ajuda a mantê-los secos.

Se você ficar com sede, não se preocupe em comer neve, desde que pareça limpa e intocada. A sensação será de frio mas a desidratação pode ser um problema tão grave quanto a hipotermia.

Proteja os seus olhos

Mesmo quando é inverno você deve trazer óculos de sol, uma vez que o reflexo solar na neve é intenso e pode resultar em cegueira causada pela neve.

Sinalize por socorro

Se você perder-se de sua rota, permaneça onde estiver e aguarde por socorro. Fincar os seus esquis na neve tornam mais fácial para que outros possam ver sua localização.

Evite avalanches

Evite caminhar sobre e debaixo de encostas e outros locais que ofereçam risco de valanches, principalmente ao ver indícios de avalanches em qualquer local próximo a sua localização. Não há como escapar ou esquiar numa situação de avalanche, portanto é melhor evitar qualquer possibilidade de correr riscos.

O código de montanhas

Garanta sua segurança seguindo essas regras de ouro simples:
  1. Planeje sua viagem e informe outras pessoas sobre o seu itinerário planejado. 
  2. Adapte o seu roteiro planejado de acordo com seu nível de experiência, habilidade e condições.
  3. Esteja atento à previsão do tempo e aos avisos de risco de avalanches.
  4. Prepare-se para eventual mau tempo e gelo, mesmo em trajetos curtos.
  5. Traga o equipamento necessário de maneira a permitir ajudar a si mesmo e a outros.
  6. Escolha roteiros seguros. Saiba identificar áreas com risco de avalanches e áreas com gelo que ofereçam riscos.
  7. Use mapa e bússola. Esteja sempre ciente de sua exata localização.
  8. Não há razão para envergonhar-se da decisão de retornar a sua base.
  9. Preserve suas forças e busque um abrigo, sempre que necessário.

No auge do verão

Mesmo no verão, quando o sol brilha intensamente, é preciso estar atento ao tipo de roupas que você irá levar. Proteja-se do sol e prepare-se para mudanças súbitas nas condições do tempo.

Vista-se para o calor

Uma jaqueta à prova de vento é obrigatória, assim como uma camada interna de lã, mesmo nos dias de verão. Os ventos nas montanhas podem ser bem frios e trajes de lã ajudam a isolar seu corpo do frio, mesmo em situações de chuva - uma vantagem que não é possível com tecidos de algodão ou nylon, por exemplo. Vista-se em camadas e torne possível controlar a sua temperatura.

Beba água com frequência

Se você estiver perdido, conserve suas energias e lembre-se de beber e comer regularmente. Sol, vento e atividade física extrema podem resultar em desidratação, mesmo quando você não sente sede. Em geral, a água nos rios e córregos em áreas de montanha é limpa o suficiente para o consumo. Entretanto, evite beber água corrente em áreas de pastagens ou degelo de glaciares, uma vez que poderá conter microrganismos nocivos.

Mantenha distância de animais selvagens

Lembre-se de que certos animais podem ser perigosos e é melhor manter distância. Ursos polares, o boi almiscarado, ursos e alces são mais velozes que qualquer pessoa e podem reagir agressivamente quando ameaçados, surpresos ou protegendo seus filhotes.

Desça as montanhas para encontrar ajuda

Se você precisa deslocar-se para buscar ajuda, siga um caminho de descida e siga rios e córregos, uma vez que normalmente levam a áreas habitadas.

Nas geleiras

Nunca aventure-se numa geleira sozinho. Se você pretende caminhar por uma geleira, procure sempre a companhia de um guia certificado.

Onde ir

Leia mais

Your Recently Viewed Pages
Ad
Ad
Ad