Dynamic Variation:
Book
Choose Language
Search & Book
  • Hotéis

    Nordic Choice Hotels - uma rede hoteleira diferenciada

    Trivago - confira tarifas

    Booking.com - reserve agora

     

  • Vôos & Trem

    Widerøe - a maior companhia aérea regional na Escandinávia

    Momondo - encontre vôos baratos

    NSB - Ferrovias Nacionais Norueguesas

  • Balsas e embarcações

    Hurtigruten - "A mais bela viagem marítima"

  • Aluguel de automóveis

    AutoEurope - sempre condições ideais para o aluguel de automóveis

     

Search
or search all of Norway
Road cycling, Isfjorden Isfjorden, Rauma
Credits
Road cycling, Isfjorden.
Photo: Mattias Fredriksson/visitnorway.com
Campaign
Partner
Media
Meetings
Travel Trade
Ad

Coloque as rodas da segurança em movimento

Não importa se você está em duas ou quatro rodas - ou dezesseis, se for o caso - nós queremos que você esteja plenamente seguro, como deve ser. Não importa qual é o seu veículo, aqui estão algumas dicas para mantê-lo em conformidade com a lei, garantindo momentos especiais em nossas estradas.

Direção

Limites de velocidade

Em geral, o limite de velocidade na Noruega é de 80 quilômetros por hora, exceto para áreas urbanas e centros das cidades, onde a marca estabelecida são os 50 quilômetros por hora, a menos que informado diferentemente. O limite pode ser ainda mais restrito como 30 quilômetros por hora em áreas residenciais, e pode ser ampliado até os 110 quilômetros por hora em determinadas rodovias e auto-estradas. Naturalmente, certas condições impõem a necessidade de redução da velocidade, como nos casos de baixa visibilidade e pistas escorregadias.

Veículos pesados e carros com trailers e reboques não devem exceder os 80 quilômetros por hora, não importando o limite local. Se o trailer ou reboque não contar com freios, a velocidade máxima será de 60 quilômetros por hora.

Pneus

Não é preciso estar frio para que uma estrada se torne escorregadia. Por sinal, pneus desgastados representam um sério perigo mesmo em pistas secas. Para dirigir na Noruega,  as barras de tração dos pneus de verão devem apresentar uma espessura de pelo menos 1,6 millímetros. Para pneus de inverno a espessura necessária é de no mínimo 3 milímetros. Durante o inverno, você deve utilizar pneus de inverno com ou sem pregos.

O uso de pneus com pregos é permitido de 1º de novembro até o primeiro domingo após o Domingo de Páscoa. Em condados como Nordland, Troms e Finnmark pneus com pregos são permitidos entre 15 de outubro - 1º de maio. Pneus com pregos também podem ser utilizados fora dos períodos especificados, caso as condições do tempo e superfície das estradas requerem o uso deste recurso.

Se os pneus com pregos são ajustáveis para um veículo pesando menos de 3,5 toneladas, eles devem ser usados em todas as quatro rodas. Veículos alcançando um peso total de 3,5 toneladas ou mais, devem carregar correntes de neve, sempre que iminente o risco de nevascas ou gelo nas pistas. As correntes de neve podem ser adquiridas a preços razoáveis. Pneus com pregos podem ser alugados.

As cidades de Trondheim e Oslo adotam uma política de restrição ao uso de pneus com pregos, com o fim de limitar a poluição produzida por este tipo de pneus.

Cuidado com os freios

Os freios podem sofrer aquecimento após longos trechos de descida. Para evitar tal problema, conduza em primeira marcha (assim como nos trajetos de subida). Assim, o uso dos freios cria menor atrito e as peças aquecem menos. Ao conduzir o veículo num trecho de subida, observe os indicadores de aquecimento para evitar riscos de aquecimento do motor.

Passagens de montanha

Esteja atento às condições que possam obstruir passagens de montagem - especialmente durante grandes nevascas e ventos fortes. Lembre-se de que algumas das passagens de montanha mais altas podem apresentar grandes acúmulos de neve e gelo quando as condições correspodem ao período de verão nas terras mais baixas, sobretudo em abril/início de maio e final de setembro-outubro.

Luzes durante todo o tempo

As lanternas do automóvel devem estar ligadas dutrante todo o tempo, mesmo durante os dias mais ensolarados de verão. O mesmo vale para ciclomotores e motocicletas. Se o seu atomóvel tem a direção do lado direito, você deverá utilizar triângulos negros em seus faróis dianteiros, de maneira a não ofuscar outros motoristas. Cintos de segurança também são obrigatórios, tanto para motoristas e passageiros. Crianças com menos de 35 kg ou 1,35 m de altura devem utilizar um cinto de segurança infantil.

Não dirija alcoolizado

Bebida e direção não combinam, especialmente na Noruega. As leis para o consumo de álcool são bastante rigorosas e as penalidades para a direção sob a influência de bebida alcoólica são severas. O limite legal prevê um índice de 0,02% de álcool no sangue e vale para motoristas de qualquer veículo motorizado.

Não converse e dirija

Carregar um telefone celular faz sentido do ponto de vista da segurança, desde que você não o utilize em suas mãos, enquanto estiver na direção. Dirigiar e falar ao telefone é uma ofensa prevista por lei e tem consequências sérias - mesmo que você não esteja envolvido em algum acidente.

Em caso de acidente

Todos os veíiculos devem conter ao menos um traje de alta-visibilidade, um triângulo de sinalização e um seguro de terceiro, em caso de avaria ou acidente.

Telefones de emergência podem ser encontrados em trechos de montanha e túneis. Para resgate 24 horas ou assistência técnica, disque:

  • NAF: 08 505 (ligação local)
  • Falken: 02 222 (toll-free)
  • Viking: 06 000 (toll-free)

As condições podem ser bem adversas

Ciclismo

Pedalar pelas estradas da Noruega significa que você deverá seguir as mesmas regras que valem por carros e motocicletas: Mantenha-se à direita da pista e permita a ultrapassagem para os veículos vindo da direita e não beba e saia de bicicleta. As mesmas regras e placas de sinalização valem para você, bem como para os automóveis e demais veículos nas estradas.

Como ciclista você conta com algumas opções adicionais. Você poderá pedalart nas calçadas onde não há ciclovia designada desde que você controle sua velocidade e não ofereça risco aos pedrestes. Você pode pedalar pelas faixas de pedrestes, porém os automóveis não tem a obrigação de parar para que você prossiga, a menos que você desça da bicicleta.

Não é permitido transitar de bicicleta em rodovias expressas e duplicadas, assim como em alguns túneis. Os avisos são claramente indicados em placas de sinalização.

Antes de realizar uma curva para a direita ou esquerda, indique a direção pretendida estendendo a mão. Você não poderá pedalar contra a direção do tráfego numa rua de mão única, a menos que haja uma permissão indicada em placa de sinalização.

Sempre utilize um capacete ao andar de bicicleta. O uso de trajes de alta visibilidade não é obrigatório embora seja sempre uma boa idéia. Também note que apenas crianças com idade inferior aos 10 anos podem ser transportadas como passageiros numa bicicleta.

Você precisa saber

Telefones de emergência
  • 110 - Bombeiros
  • 112 - Polícia
  • 113 - Ambulância
  • 120 - Emergência no mar
  • 22 59 13 00 - Centro de Informações sobre Envenenamento
  • 1412 TDD (telefone com texto para deficientes auditivos)
Sua bicicleta deve estar equipada com:
  • Um refletor vermelho na parte traseira.
  • Refletores brancos ou vermelhos nos pedais.
  • Dois freios de ação independente.
  • Um sino de bicicleta.
  • Farol branco ou amarelo na frente e uma luz vermelha na parte traseira, em condições de baixa visibilidade ou escuridão.

Leia mais

Your Recently Viewed Pages
Ad
Ad
Ad