Dynamic Variation:
Offers
x

There was not an exact match for the language you toggled to. You have been redirected to the nearest matching page within this section.

Choose Language
Toggling to another language will take you to the matching page or nearest matching page within that selection.
Search & Book Sponsored Links
Search
or search all of Norway

Segurança nas estradas

Ponha sua segurança em primeiro lugar
Esteja você em duas, quatro ou dezesseis rodas, queremos que você as mantenha sempre na estrada. Veja aqui algumas dicas para nunca derrapar.
A man road cycling with mountains in the background
Road cycling in Rauma.
Photo: Mattias Fredriksson / Visitnorway.com
Ad
Telefones de emergência

Lembre-se de que talvez não haja cobertura em seu destino. Telefones de emergência podem ser encontrados em regiões montanhosas e túneis.​

110 – Bombeiros
112 – Polícia
113 – Ambulância
120 – Emergência no mar
22 59 13 00 – Centro de Informações sobre Envenenamento
1412 TDD (telefone com texto para deficientes auditivos)

Na Noruega, motoristas e ciclistas costumam compartilhar as estradas e, por isso, devem seguir as mesmas regras de trânsito. Leia mais sobre o ciclismo seguro.

Direção segura

Dirigir é uma das melhores maneiras de conhecer a Noruega no seu ritmo. Mas as condições das estradas podem ser adversas, especialmente no inverno. Caso você esteja atravessando montanhas ou seguindo para longe em estradas vicinais, lembre-se de levar roupas quentes, comida e água. Lembre-se de que os postos de gasolina podem ser poucos e distantes nas montanhas e outras regiões remotas, especialmente no norte do país.

Limites de velocidade

Em geral, o limite de velocidade na Noruega é de 80 km/h, exceto em áreas urbanas, onde o limite é de 50 km/h, a menos que as placas indiquem outro. O limite ainda pode chegar a apenas 30 km/h em áreas residenciais e a 110 km/h em certas rodovias de pista dupla. Naturalmente, certas condições impõem a necessidade de redução da velocidade, como nos casos de baixa visibilidade e pistas escorregadias.

Veículos pesados (de mais de 3,5 toneladas) e veículos puxando trailers não podem ultrapassar 80 km/h, não importa qual seja o limite de velocidade local. Motorhomes não precisam respeitar essa regra e devem seguir os limites de velocidade indicados, assim como os outros veículos. Caso o trailer que esteja sendo puxado não seja equipado com freios, a velocidade máxima permitida é de 60 km/h.

Pneus

Não é preciso estar frio para que uma estrada se torne escorregadia e pneus desgastados representam um sério perigo mesmo em pistas secas. Para dirigir na Noruega, as barras de tração dos pneus de verão devem apresentar uma espessura de pelo menos 1,6 mm. Para pneus de inverno, a espessura necessária é de no mínimo 3 mm. Durante o inverno, você deve utilizar pneus de inverno com ou sem pregos.

O uso de pneus com pregos é permitido de 1º de novembro até o primeiro domingo após a Páscoa. Em condados como Nordland, Troms e Finnmark, pneus com pregos são permitidos entre 15 de outubro e 1º de maio. Pneus com pregos também podem ser utilizados fora dos períodos especificados caso as condições do tempo e superfície das estradas os tornarem necessários.

Caso sejam ajustáveis para um veículo de menos de 3,5 toneladas, os pneus com pregos devem ser usados nas quatro rodas. Veículos com um peso total de 3,5 toneladas ou mais devem usar correntes para neve sempre que nevascas ou gelo nas pistas forem esperados. As correntes de neve podem ser adquiridas a preços razoáveis. Pneus com pregos podem ser alugados.

Trondheim e Oslo exigem o pagamento de multas em caso de uso de pneus com pregos no centro da cidade, a fim de limitar a poluição produzida por este tipo de pneus.

Cuidado com os freios

Os freios podem sofrer aquecimento após longos trechos de descida. Para evitar tal problema, use a primeira marcha. Assim, o uso dos freios cria um atrito menor e as peças aquecem menos. Ao conduzir o veículo num trecho de subida, observe o painel para evitar risco o de aquecimento do motor.

The Atlantic Road
The Atlantic Road.
Photo: Heine Schjølberg

Passagens de montanha

Esteja atento às condições que possam obstruir passagens de montagem - especialmente durante grandes nevascas e ventos fortes. Lembre-se de que algumas das passagens de montanha mais altas podem apresentar grandes acúmulos de neve e gelo, apesar de estar calor em regiões mais baixas, sobretudo em abril e no início de maio e no final de setembro e em outubro.

Mantenha as luzes acesas

A luz baixa de todos os carros deve estar sempre acesa, mesmo durante os dias mais ensolarados de verão. O mesmo vale para motonetas e motocicletas. Caso o seu carro tenha a direção do lado direito, você deve utilizar triângulos negros nos faróis dianteiros, de maneira a não ofuscar outros motoristas.

Cintos de segurança e cadeirinhas

Cintos de segurança são obrigatórios para motoristas e passageiros. Crianças com menos de 36 kg e 135 cm de altura devem viajar em cadeirinhas.

Viagens de carro

Tudo que você precisa saber sobre dirigir na Noruega – desde informações sobre postos de gasolina e pontos de recarregamento de carros elétricos a recomendações de rotas cênicas e instruções para pagamento de pedágios.

Ciclismo

Pedalar pelas estradas da Noruega exige que você siga as mesmas regras que valem para carros e motocicletas: Mantenha-se à direita da pista, permita a ultrapassagem de veículos vindo da direita e não beba e pedale. As mesmas regras e placas de sinalização valem para você e para os automóveis e demais veículos nas estradas.

No entanto, como ciclista você conta com algumas opções adicionais. Você poderá pedalar nas calçadas caso não haja ciclovia designada, desde que você controle sua velocidade e não ofereça risco aos pedestres. Você pode andar nas faixas de pedestres, mas os automóveis não terão obrigação de parar para que você prossiga, a menos que você desça da bicicleta e atravesse a rua a pé.

Não é permitido transitar de bicicleta em rodovias expressas e duplicadas, nem em alguns túneis. Essa proibição será claramente indicada nas placas anteriores ao local. O cycletourer.co.uk é um mapa útil para saber que túneis noruegueses podem ser atravessados de bicicleta.

Antes de virar à direita ou à esquerda, indique a direção pretendida estendendo a mão. Você não pode pedalar no sentido inverno ao tráfego numa rua de mão única, a menos que haja uma permissão indicada em uma placa.

Sempre utilize capacete ao andar de bicicleta. O uso de coletes fosforescentes não é obrigatório, embora seja sempre uma boa ideia. Lembre-se de que apenas crianças com menos de 10 anos podem ser transportadas como passageiros numa bicicleta.

Viagens de bicicleta

Pedalar pela Noruega significa fazer passeios tranquilos por vilarejos pitorescos e por uma paisagem maravilhosa – mas também percorrer trilhas de montanha difíceis e participar de grandes eventos, como a Corrida do Ártico.

Mantenha-se em segura, onde quer que você esteja

Your Recently Viewed Pages

Voltar ao topo da página

Ad
Ad
Ad