Dynamic Variation:
Book
Choose Language
Search & Book
Search
or search all of Norway
Lyngør Lyngør
Credits
Lyngør.
Photo: Terje Rakke / Nordic Life AS - Visitnorway.com
Campaign
Partner
Media
Meetings
Travel Trade
Ad

Dicas de cuidados para a sua segurança e integridade física

De certa maneira, todos os noruegueses carregam água salgada nas veias e desde cedo aprendem a estar a bordo de um barco ou numa aventura pela costa. Muitas vezes nos esquecemos que o mesmo não se aplica a todos os visitantes, que podem necessitar de orientações para que estejam seguros - e secos.

Vestir um colete salva-vidas é obrigatório na Noruega, a bordo de qualquer embarcação com menos de oito metros de comprimento, com raras exceções. Ninguém irá obrigar você a vestir um colete se você participa de uma competição de esportes aquáticos ou aluga um barco num pequeno lago - porém é sempre melhor prevenir do que remediar.

Não consuma bebida alcóolica no mar - álcool e barcos não combinam bem.

Mantanha o seu equilíbrio ...

Lembre-se da importância de sua segurança, mesmo nos momentos mais divertidos. Nunca sobrecarregue sua embarcação. Em pequenos barcos, não se levante, a menos que necessário, e mantenha seu centro de gravidade baixo todo o tempo. Ao entrar num barco pequeno, tente colocar o pé o mais próximo possível da linha central.

... e equilibre o barco também

Em situações de mau tempo e grandes ondasIn case of bad weather and large waves, tente passá-las em linha diagonal ao invés de lateralmente. Isso permite que o barco atravesse as ondas mantendo-se estável. Evite usar botas de borracha, uma vez que elas se enchem de água com facilidade e dificultam o nado em caso de queda na água.

Homem ao mar

No caso da queda é fundamental que o retorno ao barco seja realizado o mais rápido possível. Mesmo no verão, a hipotermia pode ter efeitos mais rápidos do que se imagina, portanto é preciso remover as roupas molhadas e vestir algo seco e aquecido o mais rapidamente possível. Faça uso de bóias salva-vidas mas nunca pule na água para o resgate. Se a bóia conta com uma corda amarrada ou um dispositivo luminoso, melhor ainda.

Tenha cuidado ao executar um resgate

Ao ajudar alguém no seu barco, tenha cuidado para não virar a embarcação - principalmente se estiver num pequeno barco a remos ou canoa. Assim que a vítima sair da água, a pessoa perderá a flutuabilidade e imediatamente ficará mais pesada, o que levará o barco a inclinar-se na direção da pessoa resgatada. Em pequenas embarcações, pode ser mais fácil levantar a pessoa pela proa ou popa que inclinam-se com menor facilidade.

Caso o seu barco tenha virado mas mantenha-se flutuando, não tente nadar para outro ponto. Permaneça por perto e aguarde o resgate. Se for possível, retorne ao barco mas tenha cuidado para que não perder o equilíbrio.

Costas, rios e lagos

O frio e a água não são os únicos elementos que podem trazer perigos no mar. Acidentes e quedas podem ocorrer tanto nas praias quanto nas águas de um lago ou num rio.

A maior parte da Noruega é íngreme, com uma rica bacia hidrográfica, uma combinação perfeita para a prática do rafting - mas nunca pratique rafting sozinho. Garanta sempre a companhia de um guia, que tenha o conhecimento necessário para reagir diante de qualquer ameaça à segurança.

Se você avança pelas águas de um rio, analise cuidadosamente a força da correnteza.

O fluxo da água é imprevisível e você pode ser surpreso pela correnteza a qualquer momento. A presença de uma equipe no bote ajuda a manter o equilíbrio.

Se você perder o contato com o fundo do rio e é carregado pela correnteza, tente manter uma posição sentada na água, com suas pernas projetadas na direção para onde está sendo levado, de maneira a proteger-se da colisão com pedras e seixos. Mantenha os seus pés altos na água, evitando o contato com rochas salientes ou detritos que possam tragá-lo para o fundo, se a correnteza estiver muito forte. Você pode controlar sua direção e ângulo ao “nadar” com seus braços..

Segurança quer dizer mais diversão ...

Importante saber

Dicas de segurança

Mantenha essas regras de ouro em mente sempre que estiver próximo às águas:

  1. Seja responsável e lembre-se de que planejamento reduz riscos e garante diversão com tranquilidade.
  2. Traga o equipamento necessário. O equipamento deve estar em boas condições e com fácil acesso.
  3. Respeite o mar e o tempo. Saia de barco apenas quando estiver certo de que é seguro fazê-lo.
  4. Siga as regras do mar e certifique-se de as conhece bem.
  5. Vista coletes salva-vidas e outros dispositivos de flutuação.
  6. Certifique-se de que você esteja descansado e sóbrio. Nunca conduza uma embarcação sob a influência de álcool ou drogas.
  7. Seja prudente e lembre-se de que a segurança, o respeito ao meio ambiente, e o bem-estar de todos são uma responsabilidade de todos.
Você está planejando pilotar um grande barco?

Se você nasceu em 1.º de janeiro de 1980 ou depois, é preciso comprovar a posse de certificação "Yachtmaster Certificate of Competence" ("båtførerprøven") para poder pilotar uma embarcação, com mais de 8 metros de comprimento ou mais de 25 cavalos de força, nas águas da Noruega. Embora o certificado não seja mandatório para aqueles que nasceram antes desta data, a posse do documento é altamente recomendável.

Uma certificação similar, emitida por qualquer país da União Européia será aceito.

Telefones de emergência

  • 110 - Bombeiros
  • 112 - Polícia
  • 113 - Ambulância
  • 120 - Emergência no mar
  • 22 59 13 00 - Centro de Informações sobre Envenenamento
  • 1412 TDD (textphone para deficientes auditivos)

Leia mais

Your Recently Viewed Pages
Ad
Ad
Ad