Nordic Choice Hotels - uma rede hoteleira diferenciada
Thon Hotels - maravilhoso café da manhã incluído
Radisson Blu - descubra seus destinos favoritos
Hotéis e restaurantes históricos
Widerøe - a maior companhia aérea regional da Escandinávia
Momondo - encontre voos baratos
AutoEurope - condições ideais para o aluguel de automóveis
Hurtigruten - "A mais bela viagem marítima"
Up Norway - Viagens personalizadas
Excursões na Noruega com Authentic Scandinavia
Hvitserk - Expedições e turismo de aventura
De certa maneira, todos os noruegueses carregam água salgada nas veias e desde cedo aprendem a estar a bordo de um barco ou numa aventura pela costa. Muitas vezes nos esquecemos que o mesmo não se aplica a todos os visitantes, que podem necessitar de orientações para que estejam seguros - e secos.
Vestir um colete salva-vidas é obrigatório na Noruega, a bordo de qualquer embarcação com menos de oito metros de comprimento, com raras exceções. Ninguém irá obrigar você a vestir um colete se você participa de uma competição de esportes aquáticos ou aluga um barco num pequeno lago - porém é sempre melhor prevenir do que remediar.
Não consuma bebida alcóolica no mar - álcool e barcos não combinam bem.
Lembre-se da importância de sua segurança, mesmo nos momentos mais divertidos. Nunca sobrecarregue sua embarcação. Em pequenos barcos, não se levante, a menos que necessário, e mantenha seu centro de gravidade baixo todo o tempo. Ao entrar num barco pequeno, tente colocar o pé o mais próximo possível da linha central.
Em situações de mau tempo e grandes ondasIn case of bad weather and large waves, tente passá-las em linha diagonal ao invés de lateralmente. Isso permite que o barco atravesse as ondas mantendo-se estável. Evite usar botas de borracha, uma vez que elas se enchem de água com facilidade e dificultam o nado em caso de queda na água.
No caso da queda é fundamental que o retorno ao barco seja realizado o mais rápido possível. Mesmo no verão, a hipotermia pode ter efeitos mais rápidos do que se imagina, portanto é preciso remover as roupas molhadas e vestir algo seco e aquecido o mais rapidamente possível. Faça uso de bóias salva-vidas mas nunca pule na água para o resgate. Se a bóia conta com uma corda amarrada ou um dispositivo luminoso, melhor ainda.
Ao ajudar alguém no seu barco, tenha cuidado para não virar a embarcação - principalmente se estiver num pequeno barco a remos ou canoa. Assim que a vítima sair da água, a pessoa perderá a flutuabilidade e imediatamente ficará mais pesada, o que levará o barco a inclinar-se na direção da pessoa resgatada. Em pequenas embarcações, pode ser mais fácil levantar a pessoa pela proa ou popa que inclinam-se com menor facilidade.
Caso o seu barco tenha virado mas mantenha-se flutuando, não tente nadar para outro ponto. Permaneça por perto e aguarde o resgate. Se for possível, retorne ao barco mas tenha cuidado para que não perder o equilíbrio.
O frio e a água não são os únicos elementos que podem trazer perigos no mar. Acidentes e quedas podem ocorrer tanto nas praias quanto nas águas de um lago ou num rio.
A maior parte da Noruega é íngreme, com uma rica bacia hidrográfica, uma combinação perfeita para a prática do rafting - mas nunca pratique rafting sozinho. Garanta sempre a companhia de um guia, que tenha o conhecimento necessário para reagir diante de qualquer ameaça à segurança.
Se você avança pelas águas de um rio, analise cuidadosamente a força da correnteza.
O fluxo da água é imprevisível e você pode ser surpreso pela correnteza a qualquer momento. A presença de uma equipe no bote ajuda a manter o equilíbrio.
Se você perder o contato com o fundo do rio e é carregado pela correnteza, tente manter uma posição sentada na água, com suas pernas projetadas na direção para onde está sendo levado, de maneira a proteger-se da colisão com pedras e seixos. Mantenha os seus pés altos na água, evitando o contato com rochas salientes ou detritos que possam tragá-lo para o fundo, se a correnteza estiver muito forte. Você pode controlar sua direção e ângulo ao “nadar” com seus braços..
Mantenha essas regras de ouro em mente sempre que estiver próximo às águas:
Se você nasceu em 1.º de janeiro de 1980 ou depois, é preciso comprovar a posse de certificação "Yachtmaster Certificate of Competence" ("båtførerprøven") para poder pilotar uma embarcação, com mais de 8 metros de comprimento ou mais de 25 cavalos de força, nas águas da Noruega. Embora o certificado não seja mandatório para aqueles que nasceram antes desta data, a posse do documento é altamente recomendável.
Uma certificação similar, emitida por qualquer país da União Européia será aceito.
Aproveite a Noruega ao máximo, mas não se esqueça de cuidar de sua segurança durante a sua visita. Afinal de contas, você irá querer retornar para conferir muitas outras maravilhas que o país tem a oferecer.
Mesmo aqueles que vem desfrutando das montanhas norueguesas por todas suas vidas carregam um enorme respeito por estes símbolos da Natureza e adotam cautela, estando sempre preparados para qualquer eventualidade.
Voltar ao topo da página