Dynamic Variation:
Offers
x

There was not an exact match for the language you toggled to. You have been redirected to the nearest matching page within this section.

Choose Language
Toggling to another language will take you to the matching page or nearest matching page within that selection.
Search & Book Sponsored Links
Search
or search all of Norway
A family with life jackets in a boat on a summer day in Lyngør
Safety at sea – Fishing and safety at sea in Norway – EN.
Photo: Kindergarten Media

Segurança em primeiro lugar

muteplay/pauseplay/pause
Campaign
Course
Event
Partner
Media
Meetings
Travel Trade
Ad

De certa forma, todos os noruegueses têm água salgada nas veias e aprendem desde muito cedo o melhor modo de agir perto de barcos e na costa. No entanto, temos algumas dicas de segurança na água para que você se mantenha seguro e seco.

Telefones emergenciais

Lembre-se de que pode não haver cobertura para celulares no seu destino.​

120 – Emergência no mar

110 – Bombeiros
112 – Polícia
113 – Ambulância
22 59 13 00 – Centro de Informações sobre Envenenamento
1412 TDD (textphone para deficientes auditivos)

Pense na segurança e planeje sua viagem antes que ela comece. Conhecer os perigos e planejar bem reduz os riscos e aumenta a diversão. Nunca deixe de avisar aonde você está indo, quando espera voltar e como é seu barco. Caso alugue um barco, passe essas informações à locadora. Além disso, pergunte aos moradores da região que lugares são seguros e que regiões são perigosas.

Leve o equipamento necessário

Todo o equipamento do barco deve estar em boas condições e em um lugar de fácil acesso. Familiarize-se com o sistema de navegação e os outros equipamentos a bordo. Poder usar o equipamento corretamente vai aumentar significantemente sua segurança.

Lembre-se de levar um celular, preferencialmente em uma capa de plástico à prova d’água. Ele vai permitir que você informe qualquer mudança de planos ou peça ajuda, caso necessário.

Mantenha sinalizadores de problema a bordo, como armas sinalizadoras, bandeiras laranja ou lanternas.

E não se esqueça de levar combustível suficiente.

Confira a previsão do tempo

Confira as condições do tempo e do mar antes de deixar o porto. O clima, especialmente no mar, pode mudar dramaticamente em minutos. Respeite as águas e o clima e use barcos apenas quando as condições forem apropriadas. Não fique tempo demais no mar.

A previsão do Yr, feita pelo Instituto Norueguês de Meteorologia e pela Empresa Norueguesa de Teletransmissão (NRK). Baixe o aplicativo gratuito da Yr para iOs ou Android.

Siga as regras do mar

Estas regras se aplicam tanto para barcos na água quanto para carros em estradas. É importante conhecê-las para evitar uma colisão e garantir a proteção de todos. Lembre-se de que a sua segurança, o meio ambiente e o bem-estar dos outros são responsabilidades de todos.

Caso você tenha nascido em 1º de janeiro de 1980 ou depois, você vai precisar de pelo menos um Certificado de Competência Internacional da Yachtmaster, ou båtførerprøven, para pilotar um barco de mais de oito metros de comprimento ou com mais de 25hp de potência em águas norueguesas. Apesar de o certificado não ser obrigatório para pessoas nascidas antes dessa data, recomendamos muito que elas também o levem ao navegar pelo país. Certificados similares ou mais avançados de um país da União Europeia ou do Espaço Comum Europeu também são aceitos.

Sempre use colete salva-vidas

É obrigatório levar coletes salva-vidas em todos os passeios e é recomendado usá-los o tempo todo. Insista para que todos usem um dispositivo de flutuação pessoal ou colete salva-vidas enquanto estiverem a bordo.

Não beba e navegue

Lembre-se de estar descansado e sóbrio. A taxa de álcool limite para uma pessoa responsável por um barco na Noruega é de 0,08%. Lembre-se de que o álcool afeta suas decisões e reduz sua chance de sobreviver em caso de acidente.

Não encha demais o barco

Acredite se quiser: a gravidade também se aplica no mar. Lembre-se de distribuir bem o peso e não encha o barco demais, já que isso obviamente terá um efeito negativo na sua viagem e pode comprometer a segurança a bordo.

Homem ao mar

Caso alguém caia na água, é importante trazer a pessoa de volta para o barco assim que possível. Mesmo no verão, a hipotermia pode dominar a pessoa em minutos. Caso seja necessário, jogue um dispositivo de flutuação para a vítima, mas não pule na água. Caso o dispositivo tenha uma corda presa a ele ou uma luz acoplada, melhor ainda. Se você não conseguir alcançar a pessoa na água, tente puxá-la até a praia. Nunca deixe ninguém no mar enquanto você procura ajuda.

Quando a pessoa estiver de volta a bordo, tire as roupas molhadas dela e vista-a com algo seco o mais rápido possível. A prioridade é evitar que o corpo perca ainda mais calor, já que ele continuará a se resfriar por 15 a 20 minutos, mesmo depois de sair da água.

Tome cuidado em uma situação de resgate

Caso você ajude alguém a subir em seu barco, tome cuidado para não virar o barco, especialmente caso você esteja em um pequeno barco a remo, em uma canoa ou um caiaque.

Caso seu barco vire, mas continue a flutuar, não tente nadar para um lugar seguro. Fique perto dele e espere o resgate. Se for possível, suba no barco, mas tome cuidado para que ele não fique instável.

Voss
Voss.
Photo: Asgeir Helgestad / Artic Light AS / Visitnorway.com

Costas, rios e lagos

O frio e a água não são os únicos elementos que podem trazer perigos no mar. Acidentes e quedas podem ocorrer tanto nas praias quanto nas águas de um lago ou num rio.

A maior parte da Noruega é íngreme, com uma rica bacia hidrográfica, uma combinação perfeita para a prática do rafting - mas nunca pratique rafting sozinho. Garanta sempre a companhia de um guia, que tenha o conhecimento necessário para reagir diante de qualquer ameaça à segurança.

Se você avança pelas águas de um rio, analise cuidadosamente a força da correnteza. O fluxo da água é imprevisível e você pode ser surpreso pela correnteza a qualquer momento. A presença de uma equipe no bote ajuda a manter o equilíbrio.

Se você perder o contato com o fundo do rio e é carregado pela correnteza, tente manter uma posição sentada na água, com suas pernas projetadas na direção para onde está sendo levado, de maneira a proteger-se da colisão com pedras e seixos. Mantenha os seus pés altos na água, evitando o contato com rochas salientes ou detritos que possam tragá-lo para o fundo, se a correnteza estiver muito forte. Você pode controlar sua direção e ângulo ao “nadar” com seus braços.

Quer se divertir em segurança?

Os inúmeros lagos e rios da Noruega e a extensa costa do país criam enormes oportunidades para a pesca, a canoagem, o caiaque e o rafting.

Mantenha-se seguro, não importa onde esteja

Your Recently Viewed Pages

Voltar ao topo da página

Ad
Ad
Ad