Dynamic Variation:
Book
Choose Language
Search & Book
Search
or search all of Norway
Kåfjord Kåfjord
Credits
Kåfjord.
Photo: Magnus Ström / www.nordnorge.com / Kåfjord
Campaign
Partner
Ad

Explore os caminhos que você quiser

Na Noruega, todos têm o direito irrestrito de acesso livre ao campo - incluindo áreas em parques nacionais.

Recreação ao ar-livre é uma característica essencial da identidade nacional norueguesa e um dos maiores incentivos para esse importante é o fato de que é possível explorar as áreas de campo com total liberdade. No que se refere às áreas de campo, o direito de acesso – também conhecido como o direito de vagar – garante a todos a liberdade de desfrutar das paisagens naturais e seus encantos. E isso vale também para você, quando estiver no país.

Obviamente, existem regras e convenções de conduta. Porém nada complexo e que seja  difícil de lembrar e adotar.

Originalmente, o direito de acesso foi uma garantia tradicional de tempos remotos, mas foi a partir de 1957 que uma legislação formal passou a regular o direito de vagar ("allemannsretten"), com o fim de proporcionar a todos o acesso à Natureza com igualdade e consciência ecológica.

Sua concepção, tem raízes no seguinte propósito: Tenha consideração e seja previdente. Não cause danos e preserve o ambiente como você gostaria de encontrá-lo. Simples, não é verdade? 

É importante lembrar que esse direito se baseia no respeito ao campo e é fundamental que os visitantes demonstrem consideração para com os agricultores e proprietários de terras, enquanto também respeitam outros usuários e o meio ambiente.

Deixe o ambiente assim como o encontrou

Então o que é permitido fazer?

Você pode  montar sua barraca e dormir sob as estrelas em qualquer lugar no campo, florestas ou montanhas, exceto em campos cultivados e áreas de estacionamento. No entanto, a regra determina que você deva ocupar um espaço que esteja ao menos 150 metros distante da próxima casa habitada ou chalé.

Se você quiser ficar por mais de duas noites no mesmo lugar, você deve pedir a permissão do proprietário do terreno, exceto nas montanhas ou em áreas muito remotas.

Locais específicos para  esvaziar vasos sanitários  são sinalizados. Fazê-lo em qualquer área não especificada é estritamente proibido.

Fogueiras não são permitidas em ou perto de áreas florestais no período compreendido entre de 15 de abril a 15 de setembro. Atenção é recomendada para não causar nenhum dano ao acender uma fogueira em outras épocas do ano.

Em geral, você pode coletar amoras, cogumelos e flores selvagens. Por outro lado, existem regras especiais para a coleta das amoras-árticas sobretudo no Norte da Noruega.

Você poode pescar espécies de peixe de água salgada sem uma licença, desde que seja para o seu próprio consumo.

Onde é permitido usufruir desta lei?

O direito de acesso aplica-se ao campo aberto, também referido como "terreno sem cercamento", que é uma terra não cultivada. Na Noruega, a legislação contempla a maior parte das áreas litorâneas, brejos, florestas e montanhas. Pequenas ilhas de terras não cultivadas dentro de terras cultivadas não são considerados como "open country".

"Terra cercada" é privada e inclui terrenos de cultivo, tais como campos arados, com ou sem culturas, prados, pastagens e jardins, bem como plantações jovens, terrenos para construção e áreas industriais.

No entanto, você tem acesso a campos e prados de  15 outubro - 30 abril  quando o solo está congelado ou coberto de neve. Lembre-se de que “terreno com cercamento” não necessariamente terá uma cerca.

Mais informações sobre o direito de acesso.

Descubra mais sobre o o que fazer em vários destinos

Leia mais

Your Recently Viewed Pages
Ad
Ad
Ad