Dynamic Variation:
Offers
x

There was not an exact match for the language you toggled to. You have been redirected to the nearest matching page within this section.

Choose Language
Toggling to another language will take you to the matching page or nearest matching page within that selection.
Search & Book Sponsored Links
Search
or search all of Norway

O direito de acesso: benefícios e responsabilidades

Orientações para você explorar os lugares que quiser
Na Noruega, todos têm o direito irrestrito de acesso ao campo – desde que observados alguns cuidados.
Two persons sitting next to their tents whilst enjoying the view
Camping in Kåfjord.
Photo: Magnus Ström/ www.nordnorge.com / Kåfjord

Na Noruega, você pode caminhar por praticamente onde quiser. As atividades ao ar livre se tornaram uma parte importante da identidade nacional e hoje são estabelecidas por lei. Fique à vontade para aproveitar o campo e respirar ar puro – contanto que você recolha o seu lixo e demonstre respeito pela natureza.

Existem algumas regras para garantir que o direito de acesso possa ser aproveitado sempre que muitas pessoas visitarem um mesmo lugar.

As principais são simples: seja cuidadoso e atencioso. Não cause danos à natureza e à paisagem. Deixe o local como gostaria de encontrá-lo.

O direito de acesso, ou "allemannsretten", o direito de vagar, surgiu na Antiguidade, mas, em 1957, se tornou parte da Lei de Recreação ao Ar Livre. Ele garante que todos possam aproveitar a natureza, mesmo em terrenos particulares mais extensos.

Informações úteis sobre o direito de acesso

Você pode montar sua barraca e dormir sob as estrelas em qualquer lugar do campo, das florestas ou das montanhas, desde que ela fique a menos 150 metros de distância de uma casa ou chalé habitado. Essa regra também vale para trailers e camping cars.

Caso queira ficar mais de duas noites no mesmo lugar, você deve pedir a permissão do proprietário do terreno, a não ser que acampe nas montanhas ou em áreas muito remotas.

Existem locais específicos para esvaziar os vasos sanitários dos trailers. Fazê-lo em qualquer área não especificada é estritamente proibido.

Ad

Possíveis incêndios na floresta – fogueiras e fogareiros

Acender fogueiras em florestas ou perto delas é proibido entre 15 de abril e 15 de setembro. No entanto, elas são permitidas em locais em que o risco de incêndios é pequeno, como perto do mar ou em locais reservados para fogueiras. Lembre-se de que, durante períodos de grande seca, mesmo churrasqueiras e fogareiros são proibidos. Confira as condições climáticas nas florestas em yr.no.

Confira algumas regras simples para as fogueiras:

  • Lembre-se de verificar se o local onde você está permite fogueiras.
  • Lembre-se de verificar se a época permite fogueiras e se o vento não está forte demais.
  • Coloque a madeira extra em um local em que o fogo não a atinja, mesmo com o vento.
  • Depois de acender a fogueira, jogue o fósforo no fogo.
  • Nunca abandone uma fogueira acesa.
  • Mantenha água e uma pá perto de você.
  • Ao sair de perto da fogueira, garanta que ela foi totalmente apagada. Use água e remexa a terra com uma pá. Confira se a terra já esfriou antes de deixar o acampamento. Caso ainda esteja quente, não saia do local.

Em caso de incêndio, chame os bombeiros pelo número 110 e tente apagar o incêndio, caso seja possível. Só lembre-se de não se colocar em perigo.

Colha e pesque o que for comer

Normalmente, é possível coletar frutas vermelhas, cogumelos e flores selvagens em todo o país, mas existem regras especiais para a coleta das amoras-árticas em grande parte do norte da Noruega.

Além disso, qualquer pessoa, mesmo sem licença, pode pescar peixes de água salgada, contanto que seja para consumo próprio.

O respeito pela natureza, pelos animais e pelos moradores vai tornar tanto suas visitas mais curtas quanto as mais longas ainda mais agradáveis para todos. Aproveite sua viagem!

Veja você mesmo

Dicas para explorar a natureza

Aproveite o ar livre

Your Recently Viewed Pages

Voltar ao topo da página

Ad
Ad
Ad