Dynamic Variation:
Book
Choose Language
Search & Book
  • Hotéis

    Nordic Choice Hotels - uma rede hoteleira diferenciada

    Trivago - confira tarifas

    Booking.com - reserve agora

     

  • Vôos & Trem

    Widerøe - a maior companhia aérea regional na Escandinávia

    Momondo - encontre vôos baratos

    NSB - Ferrovias Nacionais Norueguesas

  • Balsas e embarcações

    Hurtigruten - "A mais bela viagem marítima"

  • Aluguel de automóveis

    AutoEurope - sempre condições ideais para o aluguel de automóveis

     

Search
or search all of Norway
Kristine Five Melvær Kristine Five Melvær
Credits
Kristine Five Melvær.
Photo: Erik Five Gunnerud/Norwegian Design Council
Campaign
Partner
Media
Meetings
Travel Trade
Ad

Quando a natureza encontra o minimalismo

Uma nova onda de designers ganha reconhecimento enquanto os símbolos clássicos são redescobertos. Luminárias, moda de chuva, lã e passaportes são referências onde o design norueguês atrai atenção internacional.

"Estilo escandinavo". Não é preciso ser um especialista em forma e função, nem assinar revistas de design para ter ouvido essa expressão antes.

O design escandinavo ganhou projeção como um termo comum a partir da década de 1950, quando os designers da Noruega e países vizinhos viajavam pelo mundo com seus produtos, caracterizados pela funcionalidade e minimalismo.

Os noruegueses talvez não tenham alcançado o mesmo sucesso dos vizinhos dinamarqueses e suecos na promoção de seus ícones do design da era pós-Segunda Guerra Mundial. Porém esse fato pode ter sido uma vantagem: a nova geração de designers conseguem expressar-se com maior simplicidade, sem a necessidade de corresponder às expectativas de um legado.

Muitos já alcançaram reconhecimento internacional. Eles trabalham com múltiplos formatos, mas uma prática comum é a disposição para o experimento e a vontade de correr riscos.

Hoje, muitos designers noruegueses trabalham com o mercado internacional em mente, inspirados por tendências globais. Por esta razão é difícil definir um design único norueguês, mesmo quando algumas características são comuns, como a inspiração na natureza, que se reflete nas formas, as linhas graciosas e a proeminência das luzes.

A natureza na Noruega, o clima e o estilo de vida também são elementos presentes no trabalho de muitos designers. Não é coincidência que algumas das marcas de roupa mais famosas deram ênfase às vestimentas de chuva, roupas aquecidas e blusas de lã. As roupas são produzidas para pessoas comuns com um senso de estilo. Raramente o trabalho de designers noruegueses revela roupas mais ousadas e sensuais. Os designers noruegueses trabalharam muito com iluminação e abajures - o que faz sentido quando levamos em conta a realidade de invernos longos e escuros.

A Noruega também destaca-se pelo setor público e muitos dos trabalhos mais aclamados nos últimos anos foram concebidos por agências governamentais. As novas notas de dinheiro, criadas pela agência Snøhetta e The Metric System, foram saudadas como um clássico instantâneo, assim como o novo desenho do passaporte norueguês, com cores vivas e referências simples das paisagens naturais da Noruega.

O jornal The Guardian comentou sobre o tema: "O passaporte é um símbolo da identidade nacional e o novo documento de viagem norueguês definitivamente consolidou a reputação do país como terra da beleza pura e minimalista”.

Definindo o design norueguês

Roupas alegres e moda de chuva com estilo

Um trator cor de rosa. Este é, provavelmente, o mais conhecido ícone da moda norueguesa nos últimos anos, quando a marca Moods da Noruega tornou-se um motor da moda internacional com lojas de sucesso em Nova Iorque e Los Angeles, entre outras grandes cidades.

Roupas alegres são para pessoas alegres e as cores fortes e estampas aparecem com destaque nos blazers, jaquetas, camisas e calçados, entre muitos outros acessórios.

Enquanto Moods of Norway é uma marca mais popular, o país também se destaca pelo trabalho de designers que operam nas altas esferas do mundo da moda. Muitos dos trabalhos são vendidos nas mais importantes lojas de design em lugares como Nova Iorque, Tóquio e Paris.

Norwegian Rain e Swims são marcas luxuosas de moda de chuva, enquanto Holzweiler produz uma exclusiva linha de cachecóis em cachemira, seda e lã. A importância das estações na Noruega é evidente no trabalho da marca Fall Winter Spring Summer, que produz roupas femininas com um diferencial aestético próprio da Escandinávia, que harmoniza feminilidade e masculinidade.

A marca Johnnylove, de Trondheim, é um exemplo das muitas iniciativas promissoras que também acontecem fora de Oslo.

Design para a vida

É fácil pensar em móveis ou aparelhos eletrônicos quando algúem menciona a palavra “design”. Entretanto, é crescente o interesse dos grandes centros de estudo, como a Escola de Arquitetura e Design de Oslo, em assegurar que o papel dos designers inclua a solução de problemas da sociedade em geral – em ambos setores público e privado.

Como os designers podem trabalhar para reduzir as emissões de carbono, contribuindo para uma sociedade sustentável? Ou construir espaços públicos onde as crianças ainda possam brincar em seus domínios? Um exemplo amplamente discutido ocorreu numa experiência conjunta com o Hospital Universitário de Oslo, onde uma equipe de designers integrou os trabalhos de diagnóstico de câncer, num projeto que visou a redução do tempo de espera de 12 semanas para sete dias.

O Instituto de Design da Escola de Arquitetura e Design de Oslo ocupa hoje uma posição de destaque entre as melhores escolas e no Centro Norueguês de Design e Arquitetura (DOGA) você poderá conhecer exposições sobre experimentos, além de participar de eventos e conferências que promovem o bom uso da arquitetura e do design.

A perspectiva de uma designer norueguesa

Photo of designer Kristin Five Melvær Landscape

"Eu acredito que os designers noruegueses exploram bem o conceito de liberdade na elaboração de novos projetos. Em comparação com os países vizinhos, carecemos de uma indústria nacional forte que poderia contribuir na unificação e destaque do setor.

Uma vez que vários designers buscam parcerias fora da Noruega, é comum ver cada indivíduo cultivando suas próprias idéias, expressões e qualidades, o que é refletido num mercado variado e rico de design norueguês," comenta a designer Kristine Five Melvær, uma profissional premiada do setor de móveis e design gráfico.

Símbolos noruegueses - velhos e novos

No final dos anos 1960, a Noruega descobriu petróleo no Mar do Norte, o que dificultou um pouco o desenvolvimento de setores como aindústria do design.

No entanto, muito se trabalhou, nos últimos anos, para mudar essa realidade. Um exibição de muito sucesso, entitulada Símbolos da Noruega, passou por cidades como Tóquio e Nova Iorque com mais de 500 trabalhos de decorações de alto-nível e móveis produzidos entre 1940 e 1975. Entre os designers representados na exposição, destacarm-se Torbjørn Afdal, Grete Prytz Kittelsen, Tone Vigeland, Fredrik Kayser e Sven Ivar Dysthe.

Se você pretende comprar artigos de design moderno norueguês, poderá encontrar entre os produtores mais famosos, marcas como Northern Lighting (abajures), inspirados na simplicidade escandinava ou no caráter dinâmico da marca Nordic light.

Muitos trabalhos inovadores aparecem nos artigos em vidro da oficina Hadeland Glassverk, conhecida bela beleza da arte em sopro-de-vidro, em que somam-se tradição e criatividade na produção e design. Métodos artesanais na produção remontam técnicas utilizadas há 250 anos.

O jornal New York Times destacou o trabalho dos talentos do design norueguês em 2015, com menções ao trabalho de Anderssen & Voll, da jovem ceramista Victoria Gunzler e dos designer de móveis Sara Wright Polmar, Hallgeir Homstvedt, Runa Klock e Stokke Austad.

Embora a maioria dos famosos designers de produtos seja composta por homens é evidente o aumento do número de mulheres que revelam seu talento dentro deste segmento. Veja alguns dos trabalhos assinados por designers como Ingrid Aspen, Kristine Bjaadal e Silje Nesdal.

Leia mais

Your Recently Viewed Pages
Ad
Ad
Ad