Dynamic Variation:
Offers
x

There was not an exact match for the language you toggled to. You have been redirected to the nearest matching page within this section.

Choose Language
Toggling to another language will take you to the matching page or nearest matching page within that selection.
Search & Book Sponsored Links
Search
or search all of Norway

Arquitetura norueguesa

Entre antigos contos de fada e a vanguarda
Oslo está se transformando rápido e se tornando uma metrópole internacional moderna. No interior, projetos de prestígio parecem surgir da própria natureza. Nunca houve uma época tão animadora para a arquitetura norueguesa.
The Rabothytta cabin in Helgeland at dusk
Rabothytta, Helgeland.
Photo: Jan Inge Larsen / Helgeland Reiseliv/Hemnes

Pense na Noruega e você provavelmente encontrará como referências as montanhas, florestas e fiordes, longos dias de verão e ainda mais longos e severos períodos de inverno. E sim, as igrejas medievais de madeira, assim como as aldeias de montanha e cidades milenares são tesouros do passado histórico, da agricultura e da indústria da Noruega. Atualmente, uma série de jóias arquitetônicas modernas e desenvolvimento urbano avançado estão contribuindo para que o país decole na direção e além do século XXI.

A publicação especializada em arquitetura Dwell destacou essa tendência, ao realçar o contexto atual entre o resgate de tradições e uma nova onda arquitetônica: A Noruega aponta na direção dos fiordes.

Arquitetura em Oslo: Um trabalho espetacular em andamento

Oslo tem mais de mil anos de história, mas a capital norueguesa está passando por grandes mudanças e vários prédios e projetos de urbanismo estão sendo realizados na cidade.

Um novo bairro está sendo criado entre a ópera de Snøhetta e os chamados edifícios “códigos de barra”, que deram à cidade uma nova silhueta. Dois prédios importantes – o novo Museu Munch e a Biblioteca Deichman – vão ladear a Ópera. Novos prédios de apartamentos e comerciais, calçadões e praias urbanas já foram construídos.

Situada diante da histórica fortaleza de Akershus, a pequena península de Tjuvholmen hoje é lar de uma série de casas e hotéis de design moderno, além do museu de arte moderno Astrup Fearnley, criado por Renzo Piano, que inclui até uma área de praia.

Nos limites da cidade, a área conhecida como “Vulkan” floresceu perto de diversos prédios industriais antigos situados às margens do rio Akerselva. O Centro Gastronômico Mathallen, inaugurado em 2012, foi um dos muitos edifícios industriais restaurados e disponibiliza uma cena cultural vibrante, boa comida e uma vida noturna animada.

Isso não quer dizer que tudo é novo em Oslo. A cidade ainda tem vários tesouros secretos e não tão secretos do funcionalismo do início do século XX, como as villas Stenersen e Dammann, o restaurante Ekeberg e os banhos públicos de Ingierstrand.

Leia mais sobre Oslo.

Ad

Vamos à igreja!

Na Idade Média, imensas catedrais de pedra estavam sendo construídas em muitas regiões da Europa. No entanto, na Noruega, uma técnica similar estava usando usada para construir igrejas de madeira. Famosas pelas vigas de madeira que as sustentam, as chamadas “stav”, 28 delas ainda existem no país, entre elas a igreja de Borgund, do século 12 – que foi lindamente preservada – e a de Urnes, cuja construção foi terminada em 1132 e hoje é parte da lista de patrimônios culturais da Unesco.

Alguns aspectos dessas antigas tradições do país podem ser vistos na arquitetura das igrejas modernas também, apesar de terem sido transformados e reinventados. Um dos novos marcos do país, inclusive, é a aclamada Igreja Comunitária de Knarvik, situada ao norte de Bergen e projetada pelo escritório de arquitetura Reiulf Ramstad. É uma construção dramática e impressionante, mas ainda mantém o clima de tranquilidade das igrejas de madeira.

Por outro lado, muitas igrejas modernas importantes romperam claramente com a tradição das igrejas de madeira. A chamada “Catedral do Ártico”, em Tromsø, construída em 1968, é uma obra-prima que lembra as montanhas que as cercam e a Ópera de Sydney, enquanto a Igreja de Mortensrud, em Oslo, construída em 2002, reúne elementos como aço, vidro e rochas.

Na Noruega você também encontra a catedral medieval mais setentrional do mundo. O país se converteu para a religião cristã mil de anos atrás e a construção da catedral de Nidaros começou em 1070 e foi terminada 200 anos depois.

A natureza naturalmente

A madeira e outros materiais simples e sustentáveis estão sendo usados de maneira nova e inovadora em muitas casas, cabanas e prédios públicos em toda a Noruega. Na verdade, a torre de madeira mais alta do mundo, Mjøstårnet, em Brumunddal, com 85,4 metros de altura, fica no país. Casas de árvore elaboradas também estão se tornando cada vez mais populares.

Em muitos casos, os arquitetos deram ênfase à criação de espaços acolhedores e amplos que capturam a luz solar, preciosa num país onde o sol de inverno se põe logo após o meio-dia, quando aparece. Essas construções não devem ser observadas de maneira isolada, mas em relação às paisagens que as cercam e às edificações vizinhas, que sempre incluem um toque de simbolismo.

Exemplos de destaque incluem o Hotel Paisagístico de Juve, próximo ao fiorde de Geiranger, o pavilhão do Mirante de Snøhetta na montanha de Tverrfjellet, o Centro Knut Hamsun em Hamarøy, a cabana de Rabothytta em Helgeland e o primeiro restaurante subaquático do país, Under, em Lindesnes. Várias casas e chalés privados, como a Casa de Veraneio de Jensen & Skodvin’s Storfjord, a Cabana de Montanha Split View, idealizada pelo escritório de arquitetura Reiulf Ramstad, ou a Cabana Ateliê Oslo, revestida com rocha de basalto, em Norderhov, também são exemplos incríveis dessa nova arquitetura.

Você também vai encontrar construções inovadoras dentro das cidades, como o superpremiado conceito sustentável, que usa madeira e vidro, observado no prédio de apartamentos D36 Green House em Oslo, que foi incluído no parque vizinho de maneira a se misturar a ele.

Rotas premiadas

Por fim, não podemos deixar de mencionar as Rotas Cênicas da Noruega. Às margens de algumas das mais lindas estradas do país, vários prédios e projetos de paisagismo notáveis hoje tornam ainda melhor a paisagem que as cerca e incluem áreas de descanso e mirantes que são verdadeiras obras de arte.

Veja você mesmo

Suas fotos

×
Your Recently Viewed Pages

Voltar ao topo da página

Ad
Ad
Ad