Dynamic Variation:
Book
Choose Language
Search & Book
  • Hotéis

    Nordic Choice Hotels - uma rede hoteleira diferenciada

    Trivago - confira tarifas

    Booking.com - reserve agora

     

  • Vôos & Trem

    Widerøe - a maior companhia aérea regional na Escandinávia

    Momondo - encontre vôos baratos

    NSB - Ferrovias Nacionais Norueguesas

  • Balsas e embarcações

    Hurtigruten - "A mais bela viagem marítima"

  • Aluguel de automóveis

    AutoEurope - sempre condições ideais para o aluguel de automóveis

     

Search
or search all of Norway
Couple skiing at Beitostølen Beitostølen
Credits
Couple skiing at Beitostølen.
Photo: C.H. - Visitnorway.com
Campaign
Partner
Media
Meetings
Travel Trade

Domine as pistas com esquis finos

Para cima e para baixo, por todas as partes. Durante o inverno, você encontra pistas bem preparadas para o esqui cross-country espalhadas por todo o país.

“Os noruegueses já nascem com os esquis nos pés”, é uma expressão muito popular na Noruega. Na realidade, esta máxima não serve para todos: é perfeitamente possível crescer na Noruega sem ter que dedicar todos os finais de semana aperfeiçoando técnicas de esqui (muito embora não faltem pessoas que sigam essa regra).

Entretanto o esqui cross-country merece um lugar especial na cultura e história da Noruega, sendo um dos passatempo favoritos durante o inverno. Através dos anos, o esqui evoluiu do status de meio de transporte a uma forma de lazer social puro - muito embora seja adotado também como alternativa de condicionamento físico extremo. Uma maratona de esqui chamada Birkebeinerrennet atrai multidões de noruegueses anos após anos (uma boa parcela destes em plena crise da meia idade).

A Noruega tem, tradicionalmente, dominado a copa do mundo de esqui entre outros eventos olímpicos e esquiadores como Bjørn Dæhli, Marit Bjørgen, Therese Johaug e Petter Northug são, ou estiveram, entre os esportistas de maior destaque no país.

Esquiadores experientes chegam à Noruega com o fim de encarar desafios nas encontas das montanhas e de encontrar refúgios com Natureza intocada, com acesso mais difícil durante o verão. Os aventureiros devem se familiarizar com as condições locais e com o clima. Avalanches podem ocorrer nas montanhas, sobretudo durante grandes nevascas.

Novatos devem usar pistas preparadas para iniciantes , que você encontra na maior parte da Noruega, mesmo no litoral, durante o inverno (que são perfeitas para famílias e oferecem toda a segurança). Os maiores e mais populares destinos de esqui encontram-se localizados nas montanhas nas regiões Central e Leste da Noruega, como Holmenkollen em Oslo, Sjusjøen no condado de Hedmark e Geilo no vale de Hallingdal.

Enjoying a winters day
Vinje
CH - Visitnorway.com
Family skiing, Femund/Engerdal
Femund
CH - Visitnorway.com
Mountains
Vinje
CH - Visitnorway.com
Couple eating lunch, Sjusjøen by Lillehammer
Sjusjøen
CH - Visitnorway.com
Ad

Principais destinos para o esqui cross-country

A estrela do esqui cross-country norueguês, Petter Northug, vencedor de mais de uma dezena de Campeonatos Mundiais, iniciou sua carreira ainda garoto em Nord-Trøndelag. Ele também destaca outros destinos para experiências valiosas para os praticantes do esqui.

O esqui cross-country: Uma breve história

A palavra “ski” é norueguesa e deriva do termo da antiga língua nórdica “skid”, que significa um pedaço de madeira cortado ao meio.

Na década de 1870, Sondre Norheim, de Morgedal, em  Telemark revolucionou a prática do esqui ao introduzir a modalidade que hoje conhecemos como "esqui telemark". Norheim começou a utilizar calçamento rígido ao redor do calcanhar, permitindo ao esquiador realizar curvas e saltos sem perder o esquis. O esqui construído era mais estreito no meio e tornou-se o protótipo para a produção dos novos esquis.

Exploradores polares como Roald Amundsen e Fridtjof Nansen contribuíram significantemente para o orgulho nacional pelo esporte. Roald Amundsen foi o primeiro homem a alcançar o Polo Sul, enquanto Nansen liderou a  equipe que realizou a primeira travessia do interior da Groenlândia em 1888.

Competições de esqui cross-country são organizadas na Noruega desde 1840 com a estréia do evento para homens nos primeiros Jogos Olímpicos de Inverno, dominado pelas nações nórdicas.

Experimente o esqui cross-country em Norefjell com uma câmera GoPro 

Nas subidas e descidas


Segurança nas montanhas


Cuide de sua segurança nas montanhas aderindo a estas simples regras de ouro:

  1. Planeje sua viagem e informe outras pessoas sobre o seu itinerário planejado. 
  2. Adapte o seu roteiro planejado de acordo com seu nível de experiência, habilidade e condições.
  3. Esteja atento à previsão do tempo e aos avisos de risco de avalanches.
  4. Prepare-se para eventual mau tempo e gelo, mesmo em trajetos curtos.
  5. Traga o equipamento necessário de maneira a permitir ajudar a si mesmo e a outros.
  6. Escolha roteiros seguros. Saiba identificar áreas com risco de avalanches e áreas com gelo que ofereçam riscos.
  7. Use mapa e bússola. Esteja sempre ciente de sua exata localização.
  8. Não há razão para envergonhar-se da decisão de retornar a sua base.
  9. Preserve suas forças e busque um abrigo, sempre que necessário.

Deixando tudo como você encontrou


A Noruega é um país de beleza natural notável, com cachoeiras dramáticas, fiordes de águas cristalinas, montanhas majestosas e geleiras espetaculares. Preservar as paisagens, suas comunidades e seu modo de vida é algo de importância crucial, tanto para a população local quanto para os visitantes.

A filosofia norueguesa predica que a conservação é uma responsabilidade de todos. A ação de desfrutar da natureza e do ar-livre resume o passatempo nacional e isso se reflete na sua atitude pela defesa da preservação e no aproveitamento da Natureza.

Enquanto caminham pelas montanhas ou pedalam0 por estradas que atravessam florestas, os noruegueses procuram causar o mínimo de impacto possível no meio ambiente. Deixe tudo como você encontrou é o mantra, não importando se você é um convidado da paisagem selvagem ou num pequeno vilarejo de pescadores.

A qualidade de vida é o que mais importa, não apenas agora, mas também no futuro. O espírito tem como base o reconhecimento do próximo como alguém de tanta importância quanto você mesmo e agir de maneira a acolher tal idéia em todos os aspectos da vida. Incorporar essa prática à vida não é fácil e demanda um bom tempo. Mas definitivamente vale a pena.


Ofertas relacionadas ao esqui

Não é preciso esperar até a sua chegada para descobrir o que fazer.

×

Leia mais

Your Recently Viewed Pages
Ad
Ad
Ad