Dynamic Variation:
Offers
x

There was not an exact match for the language you toggled to. You have been redirected to the nearest matching page within this section.

Choose Language
Toggling to another language will take you to the matching page or nearest matching page within that selection.
Search & Book Sponsored Links
Search
or search all of Norway

O esqui cross-country

Domine as pistas com esquis finos
Para cima e para baixo, em todos os cantos. No inverno, você vai encontrar pistas bem preparadas para o esqui cross-country em todo o país.
A man cross-country skiing in sunny weather in Oppdal
Cross-country skiing in Oppdal.
Photo: Martin I. Dalen

O esqui cross-country tem um lugar especial na cultura e história da Noruega já que é um dos passatempos favoritos dos noruegueses durante o inverno. Com o passar dos anos, o esqui deixou de ser apenas um meio de transporte e se tornou uma forma de lazer social puro – muito embora também seja adotado como alternativa de condicionamento físico extremo, como na maratona de esqui Birkebeinerrennet, que atrai multidões de noruegueses ano após ano.

A Noruega, tradicionalmente, domina a copa do mundo de esqui e outros eventos olímpicos. Esquiadores como Bjørn Dæhli, Marit Bjørgen, Therese Johaug e Petter Northug estão, ou estiveram, entre os esportistas de maior destaque no país.

Esquiadores experientes vão à Noruega para encarar desafios nas encostas das montanhas e encontrar refúgios de natureza intocada, de acesso mais difícil no verão. Os aventureiros devem se familiarizar com as condições locais e com o clima. Avalanches podem ocorrer nas montanhas, sobretudo durante grandes nevascas.

Os novatos devem usar as pistas preparadas para iniciantes, que podem ser encontradas na maior parte da Noruega – inclusive no litoral – durante o inverno. Elas são perfeitas para famílias e oferecem toda a segurança. Os maiores e mais populares destinos de esqui ficam nas montanhas das regiões central e leste da Noruega, como Holmenkollen, em Oslo; Sjusjøen, no condado de Hedmark, e Geilo, no vale de Hallingdal.

Principais destinos para o esqui cross-country

A estrela do esqui cross-country norueguês, Petter Northug, vencedor de mais de dez campeonatos mundiais, iniciou sua carreira ainda criança em Nord-Trøndelag. Ele destaca outros destinos que oferecem experiências valiosas para os praticantes do esqui.

O esqui cross-country: Uma breve história

A palavra “ski” é norueguesa e deriva de um termo da antiga língua nórdica, skid, que significa um pedaço de madeira cortado ao meio.

Na década de 1870, Sondre Norheim, de Morgedal, revolucionou a prática do esqui ao introduzir a modalidade que hoje conhecemos como "esqui telemark". Norheim começou a utilizar um calçamento rígido ao redor do calcanhar, permitindo que o esquiador realizasse curvas e saltos sem perder os esquis. O esqui construído era mais estreito no meio e tornou-se o protótipo para a produção dos novos esquis.

Exploradores polares como Roald Amundsen e Fridtjof Nansen contribuíram significantemente para o orgulho nacional pelo esporte. Roald Amundsen foi o primeiro homem a alcançar o Polo Sul, enquanto Nansen liderou a equipe que realizou a primeira travessia pelo interior da Groenlândia em 1888.

Competições de esqui cross-country são organizadas na Noruega desde 1840, mas as primeiras provas internacionais do esporte só foram realizadas nos primeiros Jogos Olímpicos de Inverno, dominado pelas nações nórdicas.

Segurança nas montanhas

A Noruega é um lugar incrível para se explorar, com paisagens, montanhas, vales e fiordes selvagens lendários. Mas, antes de se aventurar, conheça as nove regras do código norueguês de conduta nas montanhas. Elas podem ajudar você a se manter em segurança.

Saiba mais sobre o código de conduta nas montanhas.

Deixe tudo como você encontrou

A Noruega é um lugar de beleza natural impressionante, com cachoeiras incríveis, fiordes de águas cristalinas, montanhas majestosas e geleiras espetaculares. A preservação de sua paisagem, de suas comunidades e de seu estilo de vida é essencial tanto para os moradores quanto para os visitantes.

Tente sempre causar o mínimo possível de danos. “Deixe o lugar como você gostaria de encontrar” é nosso mantra. Por isso, tire apenas fotos e guarde apenas lembranças.

Saiba mais sobre a sustentabilidade na Noruega.

Ad

Ofertas relacionadas ao esqui

Você não precisa esperar até chegar ao país para descobrir o que gostaria de fazer. Filtre sua busca e confira as ofertas abaixo.

×
Your Recently Viewed Pages

Voltar ao topo da página

Ad
Ad
Ad