Dynamic Variation:
Choose Language
Search
Langahorgi, Voss Langahorgi, Voss
Credits
Langahorgi, Voss.
Photo: Tadas Dziautas / visitnorway.com
Campaign
Partner

O estilo de vida norueguês

Igualdade, liberdade… e waffles. As comidas, tradições e o estilo de vida aqui nos domínios da Europa pode, às vezes, parecer peculiar. Aprenda algumas curiosidades com o texto a seguir.

Um guia de A a Z do estilo de vida norueguês

Allemannsretten

Passar o tempo nas áreas de campo sem cercamento no interior da Noruega não é apenas legal. É simplesmente algo promovido com incentivos e lei, “… uma vez que as atividades de lazer são de vital importância para a saúde, promovem a consciência ambiental e proporcionam uma sensação de bem-estar sem igual”. E esse texto foi retirado de um decreto de lei! Especificamente, o Ato de Recreação ao Ar-Livre (ou “Allemannsretten”), em vigência desde 1957.

Basehopping

Quer dizer base jumping. As montanhas da Noruega não tão altas quanto os Andes, admitimos. Porém são imponentes – com picos nevados projetando-se em áreas costeiras e paredões verticais que alcançam os 1.000 metros. Em outras palavras: nós contamos com alguns dos lugares mais incríveis do mundo para esportes radicais como o base jumping. Confira esse vídeo em 360 graus com o salto de wingsuit , para ver uma prova.

Cocktail

Coquetéis são servidos de várias maneiras e a inovação é a regra do dia  - um cocktail bar norueguês foi aberto em Tóquio. Muitos noruegueses bebem cerveja quando saem  e, nos últimos anos, as micro-cervejarias ganharam projeção e popularidade, permitindo uma grande variedade de marcas e estilos para a sua escolha

Dugnad

Quando algo precisa ser feito na Noruega, é comum que a solução venha por meio de “dugnad”. A palavra se refere ao ato de cooperação para o trabalho voluntário, bem como o esforço para alcançar um objetivo.

Energi

Quer dizer energia, a fonte de divisas número um da Noruega. A Noruega encontrou reservas abundantes de petróleo offshore no final dos anos 60. Nossos políticos não hesitaram em investir todos os lucros na garantia de de serviços sociais de alta qualidade, serviços de saúde, salários substanciais e jornadas de trabalho flexíveis - destacando a Noruega como um dos melhores países do mundo para se viver.

Fårikål

Se questionados sobre o prato mais tradicional da Noruega, muitos irão mencionar “fårikål” – que quer dizer literalmente “carneiro no repolho”. Todos os outonos muitas famílias norueguesas cozinham o carneiro com repolho e pimenta e o servem com batatas.

Geitost

Na Noruega existe um termo para todos os ingredientes que você adiciona ao seu pão: “pålegg”. Um dos mais populares e mais relacionados à identidade norueguesa é o queijo marrom, especialmente preparado com o leite de cabra (geitost). O queijo tem um toque de sabor especial de caramelo. Experimente.

Hjerteformede vafler

Quer dizer waffles em formato de coração. Quando os noruegueses visitam as suas avós, eles esperam deliciosos waffles. Uma instituição doce, assada na chapa e que reúne as pessoas após a igreja, no mercado de pulgas ou numa eventual visita ao vizinho. Os waffles noruegueses são macios e tem o formato de um coração. Ninguém nunca ouvir falar de waffles quadrados.

Ideologi

Quer dizer ideologia. Após a Segunda Guerra Mundial, o partido social democrático desempenhou um papel crucial na reconstrução da Noruega e os direitos dos trabalhadores tornou-se uma prioridade. Atualmente, os noruegueses trabalham jornadas relativamente curtas, com homens e mulheres exercendo papéis iguais na vida de trabalho. Uma estrutura com base na igualdade, sem enfatizar princípios hierárquicos, onde chefes almoçam com seus funcionários e políticos de alto escalão usam a bicicletas no caminho do trabalho, são motivos de orgulho para muitas pessoas.

Janteloven

“Não faz sentido pensar que alguém possa ser especial ou melhor do que os outros”. Este é o princípio da “Lei de Jante,” definida pelo autor norueguês Aksel Sandemose em 1933 – predicando a lei informal escandinava para o respeito igualitário dos indivíduos, independentemente da expressão ou conquistas. Nos tempos atuais, entretanto, muitos preferem não aderir a esta filosofia.

Kos

Quer dizer aconchego/carinho/conforto, “kos” é um vocábulo essencial para compreender bem a mente norueguesa. O clima, normalmente adverso, ensinou os noruegueses a aproveitar ao máximo os momentos passados dentro de casa. Uma lareira. Um cobertor quente. Guloseimas frescas e luz de velas. E voila, a atmosfera está pronta. “Kos”.

Lavvo

Lembrando a tenda indígena nativa americana, a tenda lavvo é o abrigo temporário tradicional (i.e, barraca) do povo Sami. Elas seguem em uso, uma vez que o povo nômade Sami segue seus enormes rebanhos de renas durante o inverno, nos domínios do planalto de Finnmark, a Lapônia norueguesa

Ad
Metal

Como combustíveis fósseis e o salmão correspondem aos nossos principais produtos de exportação. Como os nossos invernos gélidos são passados na escuridão. Nos referimos claro ao metal norueguês. No início, bandas influentes como Empreror, Mayhem, Burzum, Gorgoroth, Enslaved e Darkthrone pavimentaram o caminho para um segmento precioso da cultura underground e da cena musical da Noruega.

Nerder

Quer dizer nerds. Talvez por causa de nossa herança Viking, os noruegueses tem uma afeição especial pelo gênero de fantasia. Pessoas vestidas como elfos e hobbits acamparam durante semanas fora dos cinemas para garantir os ingressos da premiere de “Senhor dos Anéis” no início dos anos 2000. Hoje, mais e mais pessoas se identificam orgulhosamente com uma variedade de subculturas – desde jogos até cosplaying e até metal viking.

Ovale weekends

Os noruegueses são notadamente apreciadores do “oval” (ex. longo) final de semana, sobretudo porque muitos são proprietários de uma chalé nas montanhas. Uma boa desculpa para folgar numa sexta-feira (ex. um feriado prolongado), é perfeitamente normal para reunir a família, encher o carro de comida e lenha e seguir rumo às montanhas.

Pride-festivaler

Direitos iguais para gays e lésbicas são valores vigentes há muito tempo na Noruega, que permite casamentos entre pessoas do mesmo sexo desde 2009. Muitas cidades norueguesas organizam festivais durante o verão, com foco nos direitos do público GLBT.

Quisling

“Fjord” e “ski” são algumas das palavras com origem na Noruega e que hoje são encontradas nos dicionários de inglês. Infelizmente, o mesmo acontece com o vocábulo Quisling, que quer dizer colaborador das forças de ocupação do inimigo. A palavra tem origem no líder dos tempos de guerra Vidkun Quisling, que colaborou com os invasores nazistas durante a ocupação da Noruega 1940-1945.

Raspeball

Popularmente conhecido como raspeball, klubb, raspekake, komle, kløbb, kumle, kompe, kump(e), potetball, klot ou ball, este é um prato tradicional norueguês com tantos nomes quanto modos de preparo – muito embora seja apenas um bolinho de batata. Se você foi convidado para visitar a casa de alguem que vive no Sul, Oeste ou Centro da Noruega, são grandes as chances de encontrar esse prato.

Ski

Esquiar - “É tudo o que nós fazemos”. O esqui na Noruega pode ser praticado numa variedade de estilos, mas a maioria dos noruegueses preferem o estilo “langrenn” oo o esqui cross-country. A atividade é muito popular, sobretudo em razão do grande número de trilhas, de uso disponível a todos.

Tur

Sempre que os noruegueses se sentem desanimados ou estressados, eles saem para uma caminhada. É normal sair num passeio pelas vizinhanças mas o melhor remédio é mesmo uma caminhada nas florestas. Se não existem florestas estão por perto, então a colina ou montanha mais próxima também resolve. Por falar nisso, você provavelmente encontrará alguns noruegueses um pouco mais circunspectos durante o outono e o inverno, em comparação com os amplos sorrisos da primavera e verão. Isso tem relação com a falta de sol e “tur”.

Ullevaal Stadion

Embora os noruegueses dediquem todo o seu orgulho aos esportes de inverno (provavelmente devido aos êxitos nessa área), o maior e mais popular de todos os esportes ainda é o futebol. Ullevaal, um estádio de futebol com capacidade para 28.000 pessoas sentadas, em Oslo, é a casa da equipe nacional de futebol da Noruega e o palco da final da Copa da Noruega.

Voss ekstremsportveko

A semana anual de esportes radicais na vila montanhosa de Voss é um destaque para os viciados em adrenalina de todas as partes do mundo. A área está cercada por montanhas, geleiras, corredeiras, penhascos e lagos. Em “Veko” (como é conhecido localmente) você poderá ver o base jumping, caiaque de corredeiras, mountain biking, kitesurfing, parapente e muita gente ousada fazendo loucuras.

Wergeland, Henrik

Escritor norueguês (1808-1845), merecedor do crédito de idealizador do dia nacional (17 de maio). A constituição norueguesa foi assinada neste dia em 1814, levando o país ao caminho da independência após 400 anos de “união” – primeiramente com a Dinamarca e depois com a Suécia. O dia é marcado por muitas celebrações. é um dia alegre de diversao em comunidade, sendo uma grande experiência também para turistas.

X Games

A primeira competição dos X Games sediada na Noruega aconteceu em Oslo, em 2015. A cidade não mediu esforços para conquistar o título de “capital mundial dos esportes de inverno”, e os políticos and the politicians procuram apresentar Oslo como “a melhor arena compacta para cultura e esportes”.

Yggdrasil

Na mitologia nórdica, Yggdrasil é a árvore da vida “tree of life” – e conecta o Céu e a Terra. A cultura Viking pode ser associada a saques e violência, mas também existe beleza nesta herança e legados importantes sobre sua visão das experiências e do mundo. Muitos noruegueses agora buscam resgatar esse legado histórico.

Znort (Frank Znort Quartet)

Uma tradicional bebida norueguesa que encerra a noite de sábado. Apenas alguns poucos fortes conseguem prosseguir até o próximo dia. A legendária banda de jazz/punk band Frank Znort Quartet ganhou forte reputação como iniciadores de festa por organizarem um show todos os domingos desde 1998. Explore o ambiente de Blå em Oslo para entender o que os noruegueses chamam de “Segunda-Feira Azul”.

Aprenda mais sobre a Noruega

Leia mais

Your Recently Viewed Pages
Ad
Ad
Ad