Dynamic Variation:
Choose Language
Search
Finnmark Finnmark
Credits
Finnmark.
Photo: Terje Rakke/Nordic Life - Visitnorway.com
Campaign
Partner

O estilo de vida Sami

Participe de um passeio de trenó puxado por cães, aprenda a arremessar um laço e experimente a cultura Sami em primeira-mão, em Karasjok e Kautokeino.

Os Sami são o povo aborígene do Extremo Norte da Europa e as atrações na tundra norueguesa refletem sua história, herança e vida, mesmo nos dias atuais. Não é surpresa que na região, 9 entre 10 pessoas são Sami. As maiores atrações na área incluem os passeios de trenó puxados por cães, esqui nas paisagens da planície de Finnmark, acampamento numa tradicional lavvu (tenda Sami), além do visual do pastoreio de renas. Nas noites de inverno, encante-se com as auroras boreais dançando nos céus.

A cidade de Karasjok, com suas instituições e presença viva da cultura Sami, é a capital do povo Sami e tem quase 3.000 habitantes… e mais de 60.000 renas. No Parque Cultural Sápmi você conhecerá o estilo de vida Sami. No parque você poderá experimentar os sabores da culinária Sami, produzida nas chamas da fogueira, além de escutar as canções tradicionais («joik», uma das tradições musicais mais antigas da Europa), e conhecer os coloridos trajes do povo Sami. A cidade também é a sede do parlamento Sami, que reproduz o formato de uma tenda lavvu. 

Muito embora Karasjok seja indiscutivelmente a capital Sami, o município vizinho de, Kautokeino, conta com ainda mais residentes Sami.

A maioria das pessoas na região reconhecem o Sami como sua primeira língua e a área é oficialmente bilíngue. Pastores de rena nômades viveram na região por centenas de anos e o estilo de vida tradicional segue em pleno vigor na atualidade. 

Conheça o território dos Sami durante a primavera e participe do Festival da Páscoa Sami ou, durante o verão, observar a vida animal e milhares de poços de pesca e lagos, além do sol da meia noite. Seguindo o caminho na direção do campo, com um belo panorama da cidade, você encontra a Juhls Silvergallery - uma construção que impressiona e onde é possível comprar artigos de prata com o design típico da arte Sami. 

Não é surpresa de que os trenós representem tanto o esporte mais importante quanto a maneira mais comum de deslocamento no território dos Sami. Se você vier conhecer a região durante o inverno, você deverá, definitivamente, experimentar uma corrida de trenós puxados por cães ou participar de uma expedição. A Natureza exuberante e selvagem da região fazem parte do pacote.

People watching the northern lights at Kautokeino, Finnmark
Kautokeino
Terje Rakke/Nordic Life - Visitnorway.com
Sami man with reindeer outside lavvo, Finnmark
Kautokeino
Terje Rakke/Nordic Life - Visitnorway.com
Reindeer feeding, Kautokeino
Kautokeino
Ørjan Bertelsen / www.nordnorge.com / Kautokeino
Traditional Sami cooking in Lavvo, Kautokeino
Kautokeino
Ørjan Bertelsen / www.nordnorge.com / Kautokeino

O que fazer

Previsão de Auroras boreais

 

Como chegar e mover-se

De avião:
  • Existem embarques diários saindo de Oslo com destino ao Aeroporto de Alta, que é o principal aeroporto na região. Também é possível voar para Lakselv. De automóvel, o trajeto entre Aeroporto de Alta até Kautokeino dura cerca de duas horas. Até Karasjok, o percurso tem duração aproximada de duas horas e meia.
De carro:
  • Em geral, as poucas estradas que servem a região da planície de Finnmark oferecem boas condições e apresentam poucos problemas.
  • Existem poucas linhas de ônibus operando na região da planície de Finnmark e todo o transporte de ônibus de ve ser cuidadosamente planejado.
  • O tempo de viagem entre Karasjok e Kautokeino é de cerca de duas horas.
.

O território dos Sami também oferece ...

Não é preciso esperar até a sua chegada para descobrir o que fazer nesse lugar espetacular.

×

Leia mais

Your Recently Viewed Pages
Ad
Ad
Ad