Dynamic Variation:
Norway Now
Choose Language
Norway Now
This social element is not currently supported on the China site. This warning will not show on the front end.
Search
Hjørundfjorden Hjørundfjorden
Credits
Hjørundfjorden.
Photo: Mattias Fredriksson / VisitNorway.com
Campaign
Partner

Siga os caminhos da Natureza

Explorar áreas de montanhas e interagir com a Natureza, desfrutando dos ambientes ao ar-livre, resume o estilo de vida da maioria dos noruegueses. E a melhor maneira de ir de encontro à Natureza é sair numa caminhada.

Primavera tardia na Noruega: Os raios de sol finalmente cobrem as paisagens, forçando a neve das montanhas a um retiro silencioso, enquanto desperta após o longo sono invernal.

Este é o momento em que os noruegueses retiram suas botas de caminhada do armário. Os invernos podem ser longos na Noruega e com o término desta estação, grupos de todas as idades e classes sociais saem para caminhadas. Nas montanhas, no litoral ou nas florestas.

Felizmente, visitantes de outros países sempre abraçam a mesma causa de amor incondicional pela Natureza. An Noruega é um país privilegiado por seus cenários espetaculares, de paisagens míticas e intocadas, bem como pelas trilhas bem sinalizadas e atrações turísticas de fama internacional.

As atrações mais populares incluem o Preikestolen (a Rocha do Púlpito), Galdhøpiggen, Besseggen e Romsdalshornet.

Várias cabanas, algumas desenhadas por arquitetos ousados, garantem alojamento e um refúgio especial para os exploradores de montanhas. Nestes paraísos, também não faltam oportunidades para experimentar algumas das muitas iguarias da culinária local, que aparecem pelo caminho.

Besseggen, Jotunheimen National Park
Besseggen
Chris Arnesen / Visit Norway
Preikestolen, The Pulpit Rock
Preikestolen, a Rocha do Púlpito
Terje Rakke/Nordic Life/Region Stavanger
Gullhorgabu cabin, Hordaland
Chalé Gullhorgabu, Hordaland
Toril Refsdal Aase / Bergen og Hordaland Turlag
Camping in the Norwegian mountains
Montanhas norueguesas
CH/Visit Norway

Os vários níveis até o cume

Algumas pessoas admitem ter dores musculares nas pernas depois de cinco minutos caminhando, enquanto outras buscam desafios intensos e constantes.

Para garantir que sua experiência caminhando pelas montanhas seja um sucesso, é fundamental identificar quais trajetos são apropriados para o seu nível de habilidade. As trilhas sinalizadas com os códigos de cores permitem que você saiba o que esperar. As categorias são:

Verde: Fácil. Caminhadas curtas, que não requerem habilidades especiais são acessíveis a todos. Tipos de trilha: asfalto, cascalho, floresta e boas trilhas. Percurso realizado em menos de duas horas de duração. Diferença de elevação: menos de 200 metros.

Azul: Médio. Para exploradores com habilidades básicas. Percurso em menos de quatro horas de duração. Tipos de trilha: semelhante ao das trilhas verdes, porém com trechos que exigem maior esforço. Diferença de elevação: menos de 400 metros.

Vermelho: Desafiador. Para exploradores experientes com condicionamento físico. Estas caminhadas requerem equipamento apropriado. Tipos de trilha: trilhas, terreno aberto, pedras, seixos e rochedos. Percurso realizado em menos de seis horas de duração. Diferença de elevação: menos de 800 metros.

Preto: Experto. Caminhadas exclusivas para alpinistas. Exploradores necessitam bom condicionamento físico. As caminhadas requerem equipamento, além de mapas e bússola. Tipos de trilha: mais longas e tecnicamente exigentes em relação às trilhas vermelhas. Sem duração mínima. Diferença de elevação: sem elevação mínima

Principais roteiros de caminhadas nas montanhas

Associação Norueguesa de Trekking apresenta sua seleção de caminhadas de montanha favoritas na Noruega

Como é o clima?

O ideal seria promover a imagem de uma Noruega ensolarada durante todo o ano. Porém, infelizmente, esse não é o caso. A boa notícia é que, durante o verão, o clima pode ser excelente, com temperaturas por volta dos 20-25 graus celsius. 

A má notícia é que o clima pode alterar-se subitamente, também durante o verão. Por esta razão, o melhor conselho é que você consulte a previsão do tempo antes de sair e que esteja sempre preparado para muitos imprevistos.

Em altitudes de 1.000 metros ou mais, as temperaturas durante um dia de verão variam entre 15 a 19 graus, ou um pouco mais baixas quando chove. Os meses de primavera e outono são um pouco mais frios. No entanto, a Natureza não poupará esforços para compensar os visitantes. A primavera na Noruega prima pela beleza com o despertar da Natureza, enquanto as cores do outono são espetaculares.

Caminhando até o topo do Preikestolen com David Spinx

Acompanhe o ator britânico David Spinx neste vídeo gravado durante uma caminhada desde a Hospedaria da Montanha Preikestolen até o topo da Rocha do Púlpito, a 600 metros acima do Lysefjord.

Aventuras encantadas na Noruega

Os espaços ao ar-livre pertecem a todos

Ao caminhar pelas montanhas da Noruega não é preciso preocupar-se sobre os riscos de atravessar propriedade privada.

O tratado norueguês sobre uso dos espaços livres e naturais, ou allemansretten, em vigor desde 1957, determina que todos tem direito de acesso ao campo em áreas sem cercamento. Obviamente, o sistema tem como base a confiança e o compromisso geral de que todos demontrarão espeito ao meio ambiente, fazendeiros e proprietários de terras.

Você poderá ler mais sobre como o tratado funciona na prática aqui.

Segurança nas montanhas

Retorne para outras caminhadas

Cuide de sua segurança nas montanhas aderindo a estas simples regras de ouro:

  1. Não saia numa excursão para a qual você não esteja qualificado para realizar.
  2. Comunique a outros seu itinerário planejado e expectativa de retorno.
  3. Esteja atento à previsão do tempo e respeite as manifestações climáticas.
  4. Garanta o equipamento adequado para o mau tempo e condições difíceis, mesmo em trajetos curtos.
  5. Consulte montanhistas experientes que conhecem as condições locais.
  6. Traga instrumentos de navegação e saiba como usá-los.
  7. Nunca saia sozinho.
  8. Saiba quando cancelar sua sáida - não há razão para envergonhar-se da decisão de retornar a sua base.
  9. Preserve suas forças. Construa um abrigo de neve antes de chegar a exaustão.

O direito de acesso

Vague por onde quiser

Desfrutar do que a Natureza tem a oferecer, respeitando-a e preservando o meio ambiente, para que outros também possam usufruir das mesmas riquezas, são os princípios que resumem o direito de acesso.

Mesmo nos parques nacionais da Noruega você pode seguir os seus próprios rumos. De fato, desde que a terra não seja uma área cultivada e de que você respeite algumas regras básicas, você poderá caminhar, acampar, cavalgar ou esquiar por vastas áreas. Você também poderá pescar espécies de peixes de água salgada, sem licença, desde que para o seu próprio consumo.

Lembre-se de tomar cuidados especiais para não causar nenhum dano. Existem regras especiais para áreas protegidas, certas espécies de plantas e animais, assim como para seu período de permanência acampado e quando e onde você poderá acender uma fogueira, para mencionar o mais essencial.

#hikingnorway no Instagram
This social element is not currently supported on the China site. This warning will not show on the front end.

Deixando tudo como você encontrou

Tire apenas fotos, guarde apenas memórias

A filosofia norueguesa predica que a conservação é uma responsabilidade de todos. A ação de desfrutar da natureza e do ar-livre resume o passatempo nacional e isso se reflete na sua atitude pela defesa da preservação e no aproveitamento da Natureza.

Enquanto caminham pelas montanhas ou pedalam0 por estradas que atravessam florestas, os noruegueses procuram causar o mínimo de impacto possível no meio ambiente. Deixe tudo como você encontrou é o mantra, não importando se você é um convidado da paisagem selvagem ou num pequeno vilarejo de pescadores.

A qualidade de vida é o que mais importa, não apenas agora, mas também no futuro. O espírito tem como base o reconhecimento do próximo como alguém de tanta importância quanto você mesmo e agir de maneira a acolher tal idéia em todos os aspectos da vida. Incorporar essa prática à vida não é fácil e demanda um bom tempo. Mas definitivamente vale a pena.

Encontre mais caminhadas

×

Assista mais vídeos sobre caminhadas

Leia mais

Your Recently Viewed Pages
Ad
Ad
Ad